A pesquisa realizada pelo professor Cleves Medeiros e as estudantes Rafaella Freitas e Juliana Rafaela Silva, objetivou avaliar prontuários de crianças que apresentaram más oclusões de Classe I, II e III associadas ou não à mordida aberta anterior, tratadas com aparelhos do Sistema Trainer, atendidas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO tipo III – Ortodontia) da Faculdade Asces em Caruaru-PE, com a finalidade de saber se os aparelhos usados corrigiram ou não os problemas em questão.

A avaliação foi realizada mediante conferência de prontuários e a apresentação dos resultados foi feita por meio de tabelas e gráficos. Os softwares utilizados foram o Excel 2007 e o SPSS 15.0. Nas correções propostas com o Sistema Trainer, foi obtida resposta satisfatória em 70% dos casos, resposta regular em 12,5% e insatisfatória em 17,5%. A partir dos prontuários avaliados, conclui-se que os aparelhos do Sistema Trainer que foram analisados apresentaram um elevado índice de respostas satisfatórias e corrigiram a maior parte das más oclusões em questão. Descritores: Terapia miofuncional, Ortodontia, políticas públicas.

O artigo completo clicando aqui.

Fonte: OrthoMundi