O Projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos comemora 12 anos de existência e promove, na próxima quinta-feira (19) uma mesa redonda que tem como tema “As ações de extensão e a responsabilidade dos profissionais em formação”, no auditório da Faculdade Asces (Av. Portugal, 584 – Bairro Universitário), a partir das 14h.

Na ocasião, estarão presentes representantes de instituições que são diretamente beneficiadas com os trabalhos realizados pelo projeto de extensão da Asces, como o Diretor na Penitenciária de Caruaru (PJPS) Sérgio Siqueira, a gestora do CENIP (FUNASE) Keyla Silva e o gestor da Gerência Regional Prisional (GRP I), Laerson Emídio.

A coordenadora do projeto, Pérpetua Dantas, explica que esse trabalho contribui para a formação humana dos futuros profissionais do Direito transformando suas vidas e das outras pessoas. “O principal objetivo do projeto é possibilitar o exercício da prática jurídica aos estudantes de Direito e beneficiar a população carcerária carente com assistência jurídica ampla e gratuita”, conclui a coordenadora.

O Projeto já recebeu da Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos a Medalha Mérito Penitenciário, em 2004 e em 2009 foi escolhido, por meio de votação pública na Internet, ganhador da categoria Projeto Social, do Prêmio Jornal Extra de Pernambuco. Em 2012, foi premiado no 5º Prêmio Top Socioambiental e de RH/ADVB-PE, na categoria Sociocultural, Meio Ambiente e Recursos Humanos.

SOBRE O PROJETO:

Os estudantes do curso de Direito da Faculdade Asces vêm se propondo à “adotar um presidiário” a fim de estudar o seu caso, interagir com o mesmo, compreender a problemática nele existente e promover a justiça, ou seja, levá-lo, ao menos, a julgamento. Essa tem sido a essência do Projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos, criado há 12 anos na Instituição, atua com reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em caruaru e nas Cadeias Públicas de 13 municípios do Agreste Pernambucano.

Além de assistência jurídica, o projeto promove atividades lúdicas e informativas a exemplo dos júris simulados com temas diversos, tais como: o julgamento de Maquiavel, o Tribunal de Nuremberg, o julgamento do Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite, e os julgamentos de Lampião e Maria Bonita e “Júri de Vovô”. Das atividades informativas, são promovidas as palestras regulares na PJPS e a convite de várias escolas e colégios de Caruaru.