Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Sistema Único de Saúde (SUS), presentes em mais de 800 municípios brasileiros, são referência em saúde bucal. Essas unidades contam com equipes formadas por técnicos e auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas. Cirurgias de boca, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca e próteses dentárias são alguns dos serviços oferecidos.

O assistente de logística, José de Barros, de 51 anos, por exemplo, vai ganhar um prótese nova de um Centro de Especialidades Odontológicas, localizado em Vitória, capital do Espírito Santo. Ele conta que precisou extrair vários dentes. "Estavam todos moles. Inclusive, eu tinha retirado dois já com a mão. Depois fiz um tratamento na gengiva e praticamente já estou com a prótese inferior, para pegar no começo de mês que vem. Agora acho que daqui pra frente vai melhorar muito. E a aparência também vai melhorar muito. A partir da data em que você começa o tratamento lá, você é muito bem atendido e condição hoje para pagar uma prótese à vista eu não teria, eu teria que parcelar ela em não sei quantas vezes. Se não tivesse lá esse atendimento ficaria bem difícil até para a população em geral", comenta José de Barros.

A diretora do Centro de Especialidades Odontológicas de Vitória, Clícia Rocha, explica como é o atendimento na unidade. "O funcionamento do prédio é das 7h às 20h. São oferecidas as especialidades de bucomaxilo, endodontia, periodontia, atendimento a paciente com necessidade especial e prótese. A consulta de primeira vez é feita na unidade de saúde, então ele é encaminhado para o Centro. As consultas de retorno são agendadas aqui, a gente garante o retorno do paciente até ele finalizar aquele tratamento. A gente tem recebido muitos elogios e percebe o reconhecimento da população por estar oferecendo um serviço realmente de qualidade", destaca a diretora.

Os Centros de Especialidades Odontológicas fazem parte do Programa Brasil Sorridente que leva atendimento dentário gratuito a cerca de 80 milhões de brasileiros usuários do SUS. Atualmente, existem mais de mil CEOs em todo o país.

Fonte: Ana Cláudia Amorim / Web Rádio Saúde / Agência Saúde

Faculdade Asces

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) funciona na Asces desde 2006, foi a primeira instituição privada do país contemplada com o convênio do Ministério da Saúde para a instalação de um Centro de Especialidades Odontológicas de nível III. O CEO da Faculdade já realizou mais de 20 mil atendimentos.

As Clínicas Odontológicas da Faculdade Asces funciona na Av. Monte Cassino, S/N, Bairro Universitário, por trás do Campus I da Asces. Outras informações sobre o CEO Asces no telefone (81) 2103.2000. Saiba mais.