O curso de Pedagogia da Asces-Unita promove a II Jornada que acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro, sob o tema “EDUCAÇÃO PÚBLICA: desafios e perspectivas na busca pela qualidade.” O evento será gratuito e voltado para profissionais e estudantes da área, com carga horário total de 20hs complementares. Inscreva-se aqui

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliana Vanessa destaca “Nosso objetivo é discutir políticas públicas para a área da educação, buscamos compreender como as políticas educacionais precisam se voltar para a melhoria de todo o atendimento ao aluno, uma vez que a LDB preconiza que a educação é um direito público subjetivo e que a partir destas políticas educacionais, os sistemas de ensino podem redirecionar ações para que possam promover uma equidade no atendimento. Promover não apenas a entrada do aluno na rede pública de ensino, mas também o que discutimos como uma tríade da educação: a entrada, a permanência com qualidade e a aprendizagem desse aluno. Então discutir nessa jornada o que os sistemas podem promover a partir de índices educacionais, de planos e projetos para que a população que está nas escolas públicas possa ser melhor atendida”

PROGRAMAÇÃO DA II JORNADA DE PEDAGOGIA

Dia 28/10 – 19h30

• Conferência de Abertura

Tema: Educação Pública: desafios e perspectivas em busca da qualidade.

Conferencista: Prof. Dr. Herbert Lima Vasconcelos. Secretário de Educação de Sobral – CE

Dia 29/10 – Minicursos

• Literatura: o conto de fadas e desenvolvimento emocional infantil.

Professoras: Profª. Msc. Silvia Jussara

Profª. Msc. Niedja Pereira

• Intervenções pedagógicas na temática de gênero: aspectos e possibilidades nas aulas de Educação Física.

Professora: Msc. Leylane Pereira

• Intervenções pedagógicas para alunos surdos.

Professora: Profª. Esp. Lucielma Vasconcelos

19h às 22h – Minicursos

• Políticas de formação continuada para Educação do Campo

Professora: Profª. Msc. Edjane Silva

• A BNCC e os Ensinos de História e Geografia Locais: inquietações e reflexões nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Ministrantes: Prof. Msc. José Daniel da Silva

Prof. Esp. Paulo Jorge Silva

• Conhecimento histórico e metodologia histórica

Ministrantes: Prof. Dr. Marco Luppi

Prof. Msc. Yago Campelo

Dia 30/10

Mesa redonda – 15h às 17h

• Índices educacionais: orientadores do planejamento nas redes.

Palestra de Encerramento – 19h30

• Tema: A reorganização dos Sistemas de Ensino em meio a pandemia: o “novo normal” na Educação.