Durante os dias 13 e 16 de abril, em Recife, foi promovido o XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. O evento contou com a participação de mais de 40 estudantes e professores da Faculdade Asces nas palestras, conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos em pôsteres.

O encontro visou contribuir para a ampliação de conhecimentos técnicos e culturais a cerca do desporto, bem como priorizar a participação de jovens e emergentes pesquisadores. Fatores que foram bem absorvidos pelo estudante do 6º período do Bacharelado em Educação Física da Asces, Alison Oliveira. Além de ter comemorado quatro trabalhos aprovados no primeiro congresso internacional que participou, ele teve a oportunidade de compartilhar experiências com outros estudantes pesquisadores e os professores de outras entidades, em sua maioria, as referências bibliográficas dos estudos mais modernos na área da educação física.

Dos trabalhos, o universitário destaca a apresentação de um estudo original em que atuou como colaborador na montagem do resumo. Este foi resultado da pesquisa com 3.338 estudantes da rede estadual de ensino, sob o título “Correlação entre a obesidade e a pressão arterial elevada e sua diferença entre os gêneros”, orientado pelo professor Luciano Machado.

“Eu ganhei uma visão diferenciada sobre outros campos de pesquisa, pude potencializar o meu interesse em investir na carreira acadêmica após a conclusão do curso além de saber que posso contar com o suporte da Asces para isso”, comentou Alison Oliveira.

Para o estudante Bruno Rafael Vieira, do 7º período do mesmo curso, a experiência trouxe também uma nova maturidade em relação ao futuro acadêmico. Habituado a participar de eventos científicos desta natureza, Bruno comemorou a aprovação de cinco trabalhos e destaca a revisão bibliográfica de estudo com pacientes terminais. O resumo intitulado “Funcionalidade nos cuidados paliativos” foi apresentado por ele e faz referência a uma área ainda escassa de estudos relacionados ao setor da educação física.

Sobre o futuro, o jovem elenca inúmeros planos, entre eles, o projeto para o Mestrado e também para a residência. “Estou engajado na conclusão de vários projetos de extensão e monitorias, além de investir em projetos de iniciação científica. Apesar da correria, estou muito feliz em chegar ao final da graduação com a certeza do que quero para o meu futuro profissional: investir na carreira acadêmica”, comentou.