Encerrando a série de matérias relacionadas ao universo feminino, a faculdade vai abordar um dos mais importantes temas sobre o universo feminino: o período de gestação. Para manter a boa saúde durante este período, a fisioterapia com gestantes é um bom exemplo. Esse tipo de atendimento minimiza os efeitos da gestação no corpo da gestante na fase pré-natal, ajuda a mulher na postura e realiza exercícios necessários que reduzem os desconfortos do pós-parto.

A fisioterapia utiliza diversos métodos para tratar disfunções comuns na gestação e na prevenção de futuras lesões através de fortalecimento muscular com treinamento aeróbico, além de tratar com métodos manuais os desconfortos decorrentes.

A Clínica Escola da Asces oferece a fisioterapia para gestante desde agosto de 2006 e estende seus serviços de atendimento à gestante no trabalho de parto e pós-parto no Hospital Municipal Casa de Saúde Bom Jesus desde fevereiro de 2012. Basicamente as atividades estão relacionadas na realização de exercícios terapêuticos adaptados para a gestante e ao tratamento de disfunções decorrentes do processo gestacional, como tratamento para dor lombar, desconforto respiratório, incontinência urinária e edema.

A professora Belisa Duarte, que leciona nas disciplinas de fisioterapia em ginecologia, obstetrícia e urologia comenta que a atividade física é essencial para habituar a mulher grávida às mudanças que acontecem neste período. “A atividade física é importante para que a gestante se adapte da melhor forma possível a todas as mudanças ocorridas no seu corpo durante o processo gestacional, desde alterações cardiovasculares até possíveis incômodos causados pela alteração do centro de gravidade. Porém, é importante que essa atividade seja acompanhada por um profissional habilitado na área”, conclui.

Esse trabalho também atua no atendimento pós-parto, tanto na fase hospitalar (pós-parto imediato), quando os incômodos são comuns nessa fase (postura de amamentação, lesões perineais e edema), quanto na fase tardia (pós-parto tardio), auxiliando a mulher a retornar ao normal os seus parâmetros corporais não-gravídicos.

Na Clínica Escola da Fisioterapia da Asces as pacientes chegam após o encaminhamento do médico ligado ao Sistema Único de Saúde – SUS e através de demanda espontânea após parecer médico. Preceptores com o apoio dos estudantes atendem as gestantes, o contato é através do número: (81) 3721.2155 / 3721.3638.