O curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Asces celebra 10 anos de instalação em 2014. Ao longo de uma década, a graduação vem formando profissionais aptos para atuarem nas áreas de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos e suas variáveis, como o treinamento esportivo, preparação física, recreação e lazer e gestão em educação física e esportes.

A instituição se destaca pelo seu pioneirismo ao ser a primeira a implantar o curso de Bacharelado em Educação Física no Norte-Nordeste do país. Foram diversas conquistas realizadas não apenas em benefícios para os estudantes, mas para toda a comunidade, que pode contar com os diferentes serviços oferecidos.

O estudante Asces, além da desenvolvida estrutura física para a área e do nível do corpo docente, tem amplo acesso para inserção e participação em atividades de pesquisa e extensão que viabilizam um diferencial na formação. Acrescentam-se as diversas parcerias interinstitucionais que o curso participa para estágios supervisionados, como é o caso do Central Sport Club, Clube Atlético do Porto, Secretaria de Saúde de Caruaru e inúmeras academias e centros de treinamento físico-esportivo da região.

Há ainda a possibilidade de realização de intercâmbios internacionais por meio do Programa Ciência sem Fronteiras e dos convênios estabelecidos com outras universidades estrangeiras.

O curso possui um olhar muito atento às discussões e cenários de intervenção profissional que emergem do campo de trabalho, trazendo para algumas disciplinas optativas (Pilates e Ginástica Laboral por exemplo) temáticas que apesar de estarem bastante presentes no mercado de trabalho, praticamente inexistem nas grades curriculares dos cursos de formação da área.

Além dos espaços formais de aprendizagem (sala de aula), esta graduação possui enquanto peculiaridade diversos espaços dentro da instituição que servem de laboratórios para o curso. Entre eles estão a Academia Escola, ginásio poliesportivo, Laboratórios de Anatomia,  Histologia, Informática e Avaliação Física, piscina, campo de futebol; sala de dança e ginástica e sala de lutas.

O corpo docente é formado em sua grande maioria por Mestres e Doutores com experiência a nível nacional e internacional. Outra importante característica é o nível de excelência não apenas dentro do espaço acadêmico, mas também o amplo conhecimento dentro do mercado de trabalho.

São diversos aspectos que compõem o cenário global da formação do bacharel em Educação Física na Asces. Desta forma, o curso tem cumprido o seu objetivo inicial, que é formar cidadãos ativos e aptos para atuarem na sociedade de forma consciente, crítica, autônoma, criativa, participativa e empreendedora.

Veja também a Entrevista realizada com o coordenador do curso, o professor Luciano Leonídio.