A Faculdade Asces recebeu esta semana a visita da representante da Universidade Tecnológica de Pereira (UTP-Colômbia) com o objetivo de definir os últimos detalhes para celebração de convênio de cooperação para intercâmbio acadêmico internacional. A previsão é que os primeiros estudantes brasileiros sejam selecionados e possam se habilitar para o intercâmbio para estudos na UTP já a partir de fevereiro de 2014. O mesmo ocorrerá com os estudantes colombianos que terão a oportunidade de acrescentarem diferenciais ao seu curriculum ao estudarem na Faculdade Asces.

A docente do Programa de Ciência do Esporte da UTP, Claudia Lorena Morales Parra, foi recebida pelo diretor geral da Asces, Paulo Muniz, e também pelos coordenadores do Núcleo de Assuntos Internacionais e do curso de bacharelado em Educação Física, respectivamente, Ademário Tavares e Luciano Leonídio.

Durante a visita, Claudia Lorena conheceu as instalações da Faculdade Asces e nesta primeira visita técnica à Asces ela destacou que há semelhanças muito positivas entre a UTP e a Instituição caruaruense, desde a questão física, o perfil acolhedor das pessoas, bem como das características acadêmicas no desenvolvimento humanístico dos estudantes. “A nossa visita teve como objetivo estabelecer uma relação que possibilite o intercâmbio tanto dos estudantes quanto dos professores para uma formação integrada, com pensamento amplo”, comentou a professora.

Para o professor Paulo Muniz Lopes, diretor geral da Asces, este momento é significativo, pois, amplia as relações da Asces com instituições da América Latina, como é o exemplo das expansões que estão sendo tratadas com a Argentina e o Chile também para 2014, e acrescenta à lista das já tradicionais relações com Instituições da Europa e os Estados Unidos.

A Universidade Tecnológica de Pereira é uma Instituição colombiana pública com uma comunidade acadêmica de 18 mil pessoas, distribuídas em 85 programas acadêmicos, o que no Brasil equivalem aos cursos, tanto da graduação como da pós-graduação.

A escolha da UTP como nova conveniada Asces se dá pela expertise daquela instituição na área das Ciências Esportivas, cujo os primeiros intercambistas deverão ser alunos dos cursos de Educação Física. “Nós queremos oportunizar ao máximo a formação acadêmico dos nossos estudantes e estimular a vinda de universitários de lá também”, comentou o professor Luciano Leonídio, que esteve em Pereira (Colômbia) no início deste ano e foi um dos porta-vozes da Asces estabelecendo os laços de cooperação internacional para a formalização desta nova parceria.

O coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais da Asces (NAI), Ademário Tavares, acredita que além dos estudantes da Educação Física, universitários de outras áreas se interessarão em participar desta experiência. “A UTP tem um apelo muito forte para o esporte, mas é uma Instituição com mais de 18 mil pessoas e mais de 40 cursos de graduação, ou seja, outras áreas de conhecimento poderão se valer das referencias educativas que a universidade colombiana poderá oferecer”, comentou o professor Ademário Tavares.

Umas das principais características de estudantes, professores e profissionais que investem num intercambio internacional é a construção de um curriculum acadêmico e mercadológico diferenciados.

Outras informações sobre os convênios internacionais no Núcleo de Assuntos Internacionais da Faculdade Asces no e-mail nai@asces.edu.br.