Nesta semana, a coluna "Sopa de Letras", do Jornalista Hérlon Cavancanti, trouxe um texto sobre a família Tabosa, nome conhecido em Caruaru e na qual teve origem o fundador da Asces, Tabosa de Almeida. Confira abaixo o texto do colunista:

Caruaru é uma terra abençoada em todos os sentidos. Muitas famílias vindas de longe chegaram por aqui e logo se tornaram tradicionais. A família Tabosa, por exemplo, tem sua raiz "plantada" em Terra Vermelha, área rural da cidade. De lá brotaram muitos bons frutos.
A família Tabosa é de origem simples, mas possui brilho próprio. São tantas pessoas, que fica impossível registrar todas neste espaço. Mas vou tirando da memória alguns bons personagens.

O que dizer do professor e político Tabosa de Almeida, um jurista que sonhou e deu vida à Faculdade de Direito de Caruaru (atual Asces)? Quem também não se lembra do professor Augusto Tabosa, figura humana, educador nato, que transformou a vida de milhares de cidadãos?

Na área da poesia e do repente, o nosso saudoso Miguel Tabosa (Dodô) e Luiz Gonzaga Tabosa ficaram conhecidos por promover as cantorias de viola entre as décadas de 1950 e 1970. Outra referência cultural é o poeta Dorge Tabosa, com seus poemas encantadores, engraçados e reflexivos. Dorge carrega um universo poético em sua alma. Seus três filhos – Lívia, Letícia e Allysson – também são bons admiradores da arte.

Já no cordel, o poeta Val Tabosa escreve e declama seus versos soltos pelo ar. No quesito música e artes plásticas, Vonna Tabosa dá um verdadeiro show de originalidade. Também se destacam Zezina Tabosa, José Gregório Tabosa, José Andrade Tabosa, Silvana Tabosa e Artur Tabosa.

Parabéns aos Tabosa pela contribuição em nossa cidade. Vocês fazem parte da nossa história. 

 

FONTE: Jornal Vanguarda