A Asces incentiva os estudantes a pesquisa durante o período acadêmico com o projeto de iniciação científica (INICIA), são diversos grupos pesquisando variados assuntos, um desses grupos é formado pelo curso de Relações Internacionais que trabalha com o tema: “Liderança Brasileira na América do Sul: relações do Brasil com a Argentina e a Venezuela durante o governo Lula”, que tem como objetivo analisar o papel desempenhado pelo Brasil na América do Sul durante o governo Lula, a fim de identificar o tipo de liderança exercido pelo país na região.

Desse grupo, foram selecionados dois trabalhos para participar da IV Semana Acadêmica de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o tema central: “Brasil Contemporâneo: Estratégias e Políticas Internacionais”, que será realizado, de 03 a 06 de setembro de 2013, no Campus da instituição.

No dia 04/09, na mesa 1 com o título: “A Temática Regional Sul-americana na Política Externa Brasilleira”, será apresentado o trabalho “O Conceito de Liderança nas Relações Internacionais: um estudo do papel do Brasil na América do Sul”, do estudante do 8º período do curso de RI, Arnaldo Mélo, orientado pela professora, Manuella Donato, a pesquisa procura contribuir e compreender acerca do impacto das relações internacionais sobre as políticas de cooperação e desenvolvimento levadas a cabo pelo governo brasileiro, bem como o lugar ocupado pelo Brasil na política internacional.

Já no dia 05/09, na mesa 3 com o tema: “Comércio Internacional: Arenas Multilaterais e Bilaterais e Potencialidades Internas”, será a vez da apresentação do trabalho: “A Corrupção como Entrave ao Desenvolvimento e Crescimento Econômico Real de Um País: uma análise de Brasil e China”, da estudante também do 8º período do curso de RI, Katharyne Andrade, orientado pelo professor Saulo Souza, cujo objetivo é de analisar de que forma a corrupção atua e ameaça a ascensão dos países em desenvolvimento, a fim de mostrar como a progressão ao crescimento econômico em suas estruturas é afetada por essa falha dentro do processo político, desestimulando os investimentos necessários para um real progresso econômico.

A professora Manuella Donato comentou como é relevante para as pesquisas e a instituição a participação dos estudantes no evento. “A participação de Arnaldo e Katharyne na IV Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFSC é de extrema relevância para o desenvolvimento de suas pesquisas, visto que permite o intercâmbio de ideias e o debate acerca dos temas trabalhados, bem como para uma maior inserção da Asces na produção acadêmica nacional de Relações Internacionais”, finalizou a professora Donato.

Mais informações no link do evento http://semanariufsc.wordpress.com/apresentacao-de-trabalhos/.