A Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE) realizou alguns eventos desportivos universitários classificatórios para a Liga do Desporto Universitário (LDU) 2013, o evento é promovido anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Um desses eventos foi realizado no domingo (11/08), em Recife, a Fase Estadual da modalidade Basquete 3×3, masculino e feminino onde a equipe masculina da Faculdade Asces, ficou com o terceiro lugar, se classificando automaticamente para a Fase Nacional, que acontecerá entre os dias 23 a 25 de agosto, na cidade de Salvador/BA.

O técnico da equipe e coordenador do Núcleo Esportivo Asces (NEA), professor Wedson Bezerra, comentou a importância da classificação da equipe da Faculdade em uma competição nacional. “É importante para Asces participar desse evento nacional, por se tratar de um encontro entre as melhores faculdades do Brasil e um intercâmbio entre esses jovens atletas, vai não só sedimentar suas vidas esportivas, como também estreitar os laços acadêmicos entre eles”, concluiu.

O professor ainda registrou que esta é a primeira vez que uma equipe da Instituição é classificada para uma competição nacional, anteriormente apenas atletas em modalidades individuais conseguiram se classificar para eventos esportivos nacionais.

Em Pernambuco além da equipe da Faculdade Asces, as equipes das Faculdades Maurício de Nassau e Santa Emília representarão o estado. As equipes se preparam para realização das inscrições até o dia 16 de agosto.

BASQUETE 3X3:

São equipes formadas por três jogadores em quadra e um substituto. Em qualquer situação, a equipe deve ter três jogadores em quadra.

Pontuação:

Deverá ser atribuído um ponto a cada arremesso dentro da linha de dois pontos;
Serão atribuídos dois pontos a cada arremesso de trás da linha de dois pontos;
Será atribuído um ponto a cada lance livre com sucesso.

Tempo de jogo:

O tempo regular de jogo deve ser o seguinte:

Um período de 10 minutos. O relógio deve ser interrompido durante situações de bola parada e lances livres. O relógio deve ser reiniciado depois que a troca da bola for concluída (assim que chega às mãos do time de ataque).

No entanto, o primeiro time a marcar 21 pontos (ou mais), ganha o jogo se tal evento ocorrer antes do final do tempo regular de jogo. Essa regra é válida para o tempo regular, não para a prorrogação.

Se o placar estiver empatado ao final do tempo de jogo, uma prorrogação será jogada. Haverá um intervalo de um minuto antes da prorrogação. A primeira equipe a marcar dois pontos na prorrogação ganha o jogo.

Uma equipe perderá o jogo por desistência se no horário programado para o início da partida a equipe não estiver presente na quadra de jogo com três jogadores prontos para jogar.