Desde o início de seu funcionamento, em 2006, o Centro de Especialidades Odontológicas da Asces já realizou 19 mil atendimentos, além de ser a primeira Instituição de Ensino Superior conveniada com o Ministério da Saúde para a instalação de um Centro de Especialidades Odontológicas de nível III.

Neste mês de agosto, a Asces renovou o convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru que visa manter o encaminhamento de pacientes do SUS para o CEO. O sistema de marcação baseia-se no encaminhamento via atenção básica em saúde bucal (Estratégia de Saúde da Família), do município de Caruaru e dos demais pactuados componentes da quarta gerência de saúde de Pernambuco (IV Geres), onde o paciente é previamente avaliado pelo cirurgião dentista da unidade, e havendo necessidade o mesmo será encaminhado para o CEO.

Este encaminhamento é realizado pelo dentista da unidade básica e por um check-in no sistema INFOCRAS ou através de solicitações impressas timbradas com identificação do SUS (Sistema Único de Saúde) trazidas pelos pacientes até a recepção. O serviço prestado caracteriza-se por procedimentos específicos, que em geral são predefinidos pelo profissional da unidade básica. Ao término do tratamento o paciente referenciado retornará ao serviço básico, este retorno é denominado contra referência.

“Desde 2006, mais de 19 mil pessoas foram beneficiadas e representa para a região a oportunidade de acesso a um serviço odontológico especializado de referência regional e para a Asces a confirmação de compromisso social e responsabilidade educacional, sendo uma excelente oportunidade para os nossos estudantes de vivenciar a realidade do serviço ainda durante sua formação”, comenta o coordenador das clínicas, o professor Daniel Sartunino.

O CEO Tipo III, foi inaugurado pelo então presidente em exercício Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 2002, tendo capacidade para atender em média 661 pacientes por mês nas seguintes especialidades: Periodontia, Endodontia, Cirurgia Oral Menor, Estomatologia, Pacientes Especiais e contempla, ainda, especialidades que não são obrigatórias, como: Ortodontia, Dentística, Prótese e Pacientes da 1ª Infância.  A unidade contém 12 equipos odontológicos em funcionamento, sala de radiologia e processamento radiográfico, além de acesso a um Bloco Cirúrgico.

O centro vem funcionando como referência de serviços especializados odontológicos para 65 cidades pernambucanas, além de Caruaru, são beneficiadas os municípios de Afogados da Ingazeira, Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Betânia, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Brejão, Cachoeirinha, Caetés, Calçados, Calumbi, Camocim de São Felix, Carnaíba, Catende, Cumaru, Cupira, Custódia, Flores, Frei Miguelinho, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Iguaraci, Inajá, Itaíba, Jataúba, Jatobá, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Manari, Panelas, Pesqueira, Petrolândia, Porção, Quixabá, Riacho das Almas, Sairé, Salgueiro, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São José do Belmonte, São José do Egito, Sertânia, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Vertentes e Venturosa.

As Clínicas Odontológicas da Faculdade Asces funciona na Av. Monte Cassino, S/N, Bairro Universitário, por trás do Campus I da Asces. Outras informações sobre o CEO Asces no telefone (81) 2103.2000.