Nesta quarta-feira (07/08), o curso de Enfermagem da Instituição encerrou as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno com a participação das docentes Nayale Lucinda, Raquel Bezerra, Vanessa Juvino, estudantes do curso e da Coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Jesus Nazareno – Fusam de Caruaru, Hedla Bezerra.

O evento teve início com o relato de experiência da professora Vanessa Juvino sobre sua gravidez e amamentação, depois a pediatra Hedla Bezerra abordou o importante papel dos bancos de leite para amamentação.

Desde o início da campanha no dia primeiro de agosto em 170 países, que a Asces participa das atividades em Recife e em Caruaru. “Apresentamos a Sala de Apoio a Amamentação da Faculdade Asces na abertura da campanha pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, participamos da abertura na Fusam, em Caruaru com a palestra da professora Raquel Bezerra e lançamos a campanha de doação de vidros para armazenamento de leite que será encerrado ao final deste semestre com a entrega desses vidros aos bancos de leite de Caruaru”, relatou a professora Lucinda.

A campanha de doação de vidros faz parte do Projeto de Extensão Faculdade Amiga da Criança, que tem um ano de existência e visa incentivar e apoiar o aleitamento entre estudantes e funcionários da Instituição, os vidros podem ser doados na Sala de Apoio a Amamentação, no Campus II da Asces, na Av. Portugal, 1019, Bairro Universitário, Caruaru-PE.

Para a pediatra Hedla Bezerra a parceria com a Asces ajuda a sensibilizar e chamar a atenção para a importância do aleitamento materno na região. “O envolvimento da Asces é muito importante, é necessário que a gente aproveite esse período para chamar atenção da importância da amamentação. O tema desse ano é o apoio que as mães devem ter na sua família, comunidade e centro de saúde e a Faculdade Asces tem um centro de apoio para essas mães dentro da Instituição”, enfatizou a doutora.

Ela ainda comentou que espera que no futuro a Sala de Apoio a Amamentação da Faculdade Asces se torne um ponto de coleta de leite e apoio para toda a comunidade.

A Sala de Apoio a Amamentação faz parte do Projeto de Extensão Faculdade Amiga da Criança que de acordo com um das coordenadoras, a professora Lucinda, só existe três salas como esta no estado de Pernambuco, dentro de uma Faculdade é a primeira no estado e no Nordeste e em todo país só existe em mais duas Faculdades.

No Brasil o foco da campanha do Ministério da Saúde foi incentivar o aleitamento até os dois anos de idade.