O Núcleo de Assuntos Internacionais da Asces (NAI) realizou reunião preparatória com estudantes da Instituição que irão realizar intercâmbio acadêmico nos períodos de 2013.2 e 2014.1. O encontro, que acontece semestralmente, tem o objetivo de dar orientações para os acadêmicos que foram aprovados no processo seletivo para estudarem em instituições de ensino superior da Espanha, sendo elas a Universidade de Valência e a Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), em Toledo, as quais a Asces possui convênios de cooperação há vários anos.

O processo consistiu em uma prova de espanhol e da análise da média geral do discente. Outro fator classificatório é o andamento do curso, aqueles que estão em períodos mais avançados têm prioridade. Na reunião, foram passadas informações gerais a respeito da Espanha e das cidades que os acadêmicos residirão, além do esclarecimento de dúvidas sobre a documentação para o visto, seguro saúde, questões financeiras e culturais.

Serão nove estudantes que realizarão o intercâmbio no próximo semestre e em 2014, sendo eles Artur de Souza, Caroliny Chiappetta, Geise Souza, Geovane Junior, Helana Ribeiro, Isabela Herrero, Jônio Bezerra, Lucas Albuquerque e Rafael de Melo.

No país, os estudantes têm liberdade para escolher as disciplinas que desejam cursar, através do sistema de crédito europeu, onde as matérias podem ser escolhidas não apenas do próprio curso, mas de outras áreas.  Uma das orientações passadas pelos professores foi que os estudantes aproveitassem ao máximo as experiências realizadas no país, como cursos e congressos.

O coordenador do NAI, Ademario Tavares, orientou que os intercambistas encontrassem nessa oportunidade um meio de se destacar. “Que vocês façam um currículo diferenciado, você não vai perder, vai investir seis meses, aproveite esse momento especial para fazer-se especial. Sugiro que vocês não façam um currículo comum, queiram se diferenciar, não escolham a disciplina pela facilidade de re-encaixe, escolham com o coração”, disse Tavares.

A estudante do 5º período de Direito, Caroliny Chiappetta, vai para UCLM (Toledo) já no próximo semestre e já adianta que este momento está sendo de muita expectativa. “Eu quero agregar mais ao currículo na área jurídica, mas também terei um choque de culturas. Sei que o impacto vai ser grande, mas pretendo aproveitar para conhecer também a área cultural, culinária e o turismo. Espero também aprimorar a língua espanhola, pois, é muito importante ter uma segunda ou terceira língua fluente”, comentou Caroliny.

A reunião contou com o apoio do coordenador do curso de Relações Internacionais da Asces, Edmilson Maciel. Na ocasião, Edmilson falou sobre a proposta de uma ação do curso para o segundo semestre de 2013. Este programa, chamado provisoriamente de “Projeto Acolhida”, tem o objetivo de, juntamente com os estudantes de RI, fazer um mapeamento de questões que possam conduzir a choques culturais nos intercambistas e dar o suporte necessário no processo de adaptação.

Outra meta é lançar um material indicativo a respeito do consulado e contato com pessoas do órgão, dicas de locais a visitar, contato com estudantes daqui que estão lá, seguro saúde. Além disso, auxiliar a interações com esses intercambistas (provenientes de seleções possibilitadas pelos convênios da Asces) e também dos selecionados pelo “Ciência sem Fronteiras”.

“Seria um tipo de ‘apadrinhamento’ dos estudantes da Asces que estiverem em intercâmbio, dar a percepção de que não estão sozinhos, mas que a Instituição está lhes dando apoio”, explica Maciel. A proposta também engloba criar um espaço para os pais dialogarem, e trocarem informações e sugestões enquanto os seus filhos estão no Exterior ou os que já tiveram esta experiência possam compartilhar com os iniciantes informações relevantes.