O desenvolvimento da educação nos municípios esteve em pauta nessa quinta-feira (13), no evento Diálogos UniverCIDADES, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a Asces-Unita, que sediou a iniciativa. Prefeitos e suas equipes, além de nossos alunos, tiveram uma manhã de conhecimento atualizado sobre as iniciativas em torno da educação, cases de sucesso e os desafios enfrentados.  O evento teve apoio da Agência ODS Pernambuco, AMUPE e União Europeia.

O Diálogos UniverCidades contou com a participação da representante da CNM, Denise Messias, do reitor da Asces-Unita, prof. Paulo Muniz, do coordenador do CAA da UFPE, Manoel Guedes, da professora Galba Takaki (UNICAP) e dos prefeitos de Caruaru (Raquel Lyra) São Bento de Una (Débora Almeida), Afogados da Ingazeira (José Patriota, também representando a AMUPE), Gurjão-PB (Ronaldo Ramos) e Pedra de Fogo – PB (Derivaldo Romão). Na ocasião, foram debatidos os temas “Inovações colaborativas entre instituições de educação superior e os municípios brasileiros” e “Relatos de experiências inovadoras da gestão municipal”.

Para o prefeito José Patriota, esse tipo de iniciativa fortalece os municípios a partir do inventivo à produção científica mais próxima à comunidade. “É muito importante termos esse tipo de evento nas universidades para que os alunos tenham consciência da realidade dos municípios, produzindo ciência que transforme a rotina da comunidade”, afirmou.

O Reitor da Asces-Unita, Paulo Muniz, ressaltou que os cases citados devem ser mais comuns para que os municípios possam crescer em torno da educação. “Precisamos desenvolver políticas públicas integradas e inovadoras. Que os exemplos apresentados aqui se tornem rotineiros  para melhorar de fato a vida das pessoas, frisou.