Durante os festejos juninos os turistas e a população que frequentarem o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga e os arredores, contarão com uma representação da justiça, para denúncias de menor potencial ofensivo.

A iniciativa é uma parceria do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ordem dos Advogados do Brasil Subseccional Caruaru, Ministério Público, Defensoria Pública, Faculdade Asces, Polícia Militar, Civil e Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Juiz Marupiraja Ramos, coordenador do juizado, o objetivo da iniciativa é responder rapidamente às demandas, evitando que os processos se acumulem. “Teremos durante todas as noites um juiz, um promotor do Ministério Público, um defensor e um representante da OAB de Caruaru de plantão. Além deles, contaremos com estudantes de Direito, que vão atuar como conciliadores”, destacou Ramos.

O curso de Direito da Asces, único do interior do estado que participará do Juizado, através do Escritório de Práticas Jurídicas, disponibilizou 70 estudantes do 5º ao10º períodos, dez por noite e um preceptor Advogado para auxiliarem nos casos. Este é o quinto ano consecutivo que a Instituição é parceira na ação.

Todas as noites a equipe estará presente para tirar dúvidas no tocante as relações de consumo em torno da festa e de crimes de menor potencial ofensivo: aqueles cuja a pena máxima é de até dois anos (desacato, brigas, embriaguez, atentado violência ao pudor, perturbação da ordem pública e outros) e também os casos cíveis de competência do juizado cível.

O Juizado do Forró funcionará no espaço cultural Tancredo Neves, no Pátio de Eventos de Caruaru, nos dias 01, 08, 14, 15, 22, 23 e 29 de junho de 2013, sempre das 22h às 04h da manhã seguinte.