Agir de forma a suprir as necessidades básicas do ser humano sem comprometer o futuro das próximas gerações. A prática parece muito mais difícil do que o discurso que vem emergindo cada vez mais na sociedade a respeito da sustentabilidade. Visando promover um espaço de debate e conscientização a respeito do tema, o curso de Engenharia Ambiental promove, de 03 a 07 de junho, a Semana do Meio Ambiente. O evento propõe mostrar à comunidade a importância das práticas de sustentabilidade para a rotina diária, além de motivar os estudantes do curso para um melhor aproveitamento da graduação.

A programação tem início com um minicurso sobre Biodiesel na segunda-feira (03), que será realizado das 13h às 18h em uma parceria do Diretório Acadêmico de Engenharia Ambiental com o Professor Luiz Pimentel. A proposta é a familiarização dos acadêmicos com subtemas relacionados, como a produção deste combustível, as premissas de todas as áreas que um engenheiro ambiental pode atuar e o ramo dos combustíveis, que tem se consolidado como um grande mercado para a área. O curso não acontecerá na terça-feira, sendo finalizado na quarta. As vagas para a participação já estão esgotadas.

Na terça (04) pela manhã, será realizada uma atividade de educação ambiental no Colégio Sagrado Coração para turmas do ensino fundamental, onde os acadêmicos instruirão as crianças e adolescentes sobre sustentabilidade. A ideia é conscientizar na infância para que as informações já estejam presentes durante o crescimento, fazendo parte de sua cultura por toda a vida.

Já no turno da tarde, o foco são os estudantes de ensino médio, que serão recebidos nos laboratórios de Química e Física do curso, com o intuito de mostrar nesse ambiente um pouco do trabalho de um engenheiro ambiental e a importância desse profissional no mercado.

O Programa Águas do Agreste estará no Marco Zero de Caruaru na quarta-feira (05), das 8h às 12h, realizando ações para a conscientização a respeito do uso racional da água. A população deverá levar para a equipe amostras de água da sua casa para que seja realizada a análise físico-química, para identificar possível contaminação. A proposta é também mostrar fontes alternativas de sustentabilidade, como móveis feitos de madeira reutilizada, o reaproveitamento e tratamento da água.

Na quarta, quinta e sexta-feira, das 19h às 21h, na sala dos espelhos (Campus II) serão oferecidas diversas palestras com temas na área de Engenharia Ambiental, como qualidade da água, política nacional de resíduos sólidos, logística reversa e poluição.

Na quinta-feira (05), na capela do Campus II, haverá uma exposição de trabalhos dos estudantes do 1º, 3º, 5º, 6º e 7º períodos, incluindo temas debatidos nos projetos de iniciação científica. A intenção é incentivar a produção científica dos acadêmicos e ainda transmitir informações da área para os estudantes dos outros cursos.

Na sexta (07) durante todo o dia, haverá um stand montado em frente o Campus I da Asces onde serão distribuídas gratuitamente à comunidade mudas de plantas e panfletos com instruções sobre coleta seletiva. O objetivo é incentivar a população a "adotar" uma árvore, levar uma vida "mais verde" e fazer a sua parte na sociedade para ter uma cidade mais limpa, além dos estudantes de outros cursos.

Programação:

Segunda-feira (03/06)