A dedicação aos estudos sempre traz resultados positivos, e foi isso o que aconteceu com o egresso do curso de Direito da Faculdade Asces Douglas Silva, que foi aprovado em primeiro lugar em concurso para Juiz de Direito do Estado do Ceará. Douglas, de 34 anos, tomou posse no dia 04 de julho, uma grande conquista para quem cursou todo o ensino infantil, fundamental e médio em escola pública.

O ex-sargento do Corpo de Bombeiros já tinha 25 anos quando ingressou no ensino superior e começou a estudar para concursos desde o primeiro período, como forma de recuperar o tempo perdido. Inicialmente, Douglas pretendia conquistar uma vaga de técnico em algum tribunal, mas com sua grande identificação com o mundo jurídico, logo passou a se dedicar com bastante determinação aos ensinamentos transmitidos pelos professores e foi aí que sua vida de concursos começou.

Ainda no primeiro período, enquanto a grade curricular apresentava disciplinas como sociologia e filosofia, Douglas estudava, por conta própria, matérias como direito constitucional, direito administrativo e penal. A rotina de estudos era de cerca de 8h por dia, que incluíam noites em claro, horas vagas, finais de semana, feriados e qualquer tempo livre dedicado aos estudos.

A disciplina e dedicação logo lhe renderam bons frutos. No fim do segundo período (2005), prestou concurso para o Banco Central do Brasil, o primeiro em que foi aprovado e tomou posse, em junho de 2006. Entre o quarto e o quinto período (2006/2007) fez concurso para Delegado de Polícia Civil de Pernambuco, sendo aprovado na primeira e segunda fase e convocado no ano seguinte (2008), mas como não poderia assumir por não ter concluído o curso, pediu para que fosse para o “fim da fila”, para não perder a vaga.

Foi a partir daí que começou acreditar que tinha potencial para ir bem mais longe. Em 2007 (6º período) fez concurso para o TRF da 5ª Região (Pernambuco), sendo aprovado em primeiro lugar . No ano seguinte, (8º período) foi aprovado para Delegado de Polícia da Paraíba (4º lugar), Delegado do RN e Oficial de justiça Federal (TRT-BA). Ao término da graduação (2009), foi o estudante laureado do curso de Direito da Asces, mesmo ano em que tomou posse como Delegado de Polícia Civil de Pernambuco.

Pediu exoneração deste cargo em 2010 e ingressou como Oficial de Justiça do TRT. Foi aprovado para promotor de justiça do Estado da Bahia e para juiz de Direito de Pernambuco em 2011, não assumindo os cargos porque não tinha ainda os três anos de prática jurídica, requisito que só completaria em novembro de 2012. No início de 2013, foi aprovado então em primeiro lugar para Juiz no Estado do Ceará, cargo que ocupa atualmente.

Mas conquistar o cargo não foi fácil. Douglas afirma que os esforços, sacrifícios, horas de estudo, privações e a dedicação durante toda a graduação foram válidos, além do apoio da família, que foi determinante. Ele destaca o apoio que recebeu dos que o cercavam. “O alto nível de ensino da Asces, com professores altamente qualificados, contribuiu demais para que alcançasse meus objetivos. O incentivo que todos os professores me deram ao longo do curso foi fundamental para que continuasse lutando até alcançar meu sonho”.

Ele deu dicas de estudo para os que desejam conquistar vagas em concursos. “Para se alcançar os objetivos, primeiro deve-se escolher a carreira que deseja seguir, analisar o perfil da Banca Examinadora que realizará o concurso para perceber quais assuntos serão mais cobrados. Depois, estudar diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, pois esta atividade deve ser um hábito, procurando descobrir seu melhor método de estudo (cada um tem o seu)”.

Douglas conta ainda que sua rotina de estudos era baseada em bastante leitura de assuntos como a lei seca, atualização jurisprudencial, além da realização de muitas provas anteriores para conhecer como eram abordados os assuntos, e prática de questões em sites como o www.questoesdeconcursos.com.br. “Para fixar a matéria, escrevia no caderno tudo que errava, para releitura posterior. Assim, fui fechando todas as arestas entre as disciplinas, conseguindo a base necessária para todos os concursos de 1ª fase, e com isso em fim me dediquei as doutrinas que hoje fazem parte da minha habitualidade”, conclui.