Na sexta-feira (17), o curso de Enfermagem realizou a entrega de diversos donativos à Pastoral da Criança. As doações foram arrecadadas na IV Gincana de Enfermagem da Faculdade Asces e serão distribuídas, através da Pastoral, às comunidades mais carentes da Zona Rural de Caruaru, em especial a de Lagoa Rossada e a de Barrinhos. Entre o que foi recolhido, estavam diversos alimentos que comporão cestas básicas, água potável e brinquedos.

A distribuição acontecerá no “Dia da Celebração da Vida”, que acontece em dias pré-determinados em cada região. Em Lagoa Rossada, por exemplo, acontece no último domingo de cada mês. Na ocasião, as equipes da Pastoral realizam a pesagem das crianças na igreja local, como complemento às visitas a cada família, que são realizadas durante a semana. Cada família recebe ainda uma cesta básica.

A maioria das pessoas que realiza estes trabalhos é voluntária da instituição filantrópica, doando seu tempo para as atividades e acompanhamento das famílias, entre elas, a coordenadora de ramo das paróquias de São Paulo Apóstolo e de São João da Escócia, Elzimar de Lima. “A gente vai levar não só alimento, mas solidariedade, porque as crianças muitas vezes não têm acesso à boa alimentação, e este trabalho vem para complementar, pois há muitas crianças desnutridas”, afirma Elzimar.

A Gincana, na qual foram reunidos os donativos, culminou com a Semana Regional de Enfermagem e visa juntar o entretenimento dos estudantes com a responsabilidade social. Em anos anteriores, as cestas básicas arrecadadas já chegaram a atender inclusive as cheias que aconteceram na cidade de Palmares. Este ano, o foco foi maior para os flagelados com a seca.

A Pastoral atende a uma demanda infantil e foram identificadas comunidades que a escassez de água potável chamou a atenção. “ Pensamos então em arrecadar não apenas água, mas brinquedos e kits de higiene, além das próprias cestas. É importante pois os estudante unem a responsabilidade social, com o objetivo de ajudar as pessoas carentes, com um dia legal, que é a Gincana”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem da Asces, Valéria Gorayeb.