O Projeto de Iniciação Científica, “Impactos Ambientais dos Esgotos na Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca”, é coordenado pelo professor Helder Parente com a participação de três discentes do 5º período do curso de Engenharia Ambiental.

O objetivo é colher dados suficientes que depois possam ser apresentados para recuperação ambiental da Bacia do Rio Ipojuca. A equipe estabeleceu, ao longo do Rio em Caruaru, três estações de monitoramento onde são coletadas amostras de água e levadas aos laboratórios da Faculdade, para realização de um processo de 10 análises entre elas temperatura, pH e níveis de coliformes.

O coordenador do projeto e do curso de Engenharia Ambiental, Helder Parente, comentou a importância do trabalho para os estudantes e a sociedade. “O projeto é importante para os estudantes observarem na prática como é o trabalho de um engenheiro ambiental e quais as soluções viáveis nos impactos ambientais. Para sociedade, esperamos que ela acredite e que tenha esperança que haja melhora na qualidade da água e que em algum tempo possamos recuperar o espaço perdido por conta da poluição”, explica Parente.

O projeto já ganhou adesão de uma empresa particular do município que trabalha na área de tecnologia ambiental e propôs o monitoramento dos canais da cidade que também levam esgoto sanitário para o Rio. “Eles também têm a necessidade de ter um conjunto de informações para poder propor sistemas de tratamento para o esgoto sanitário que é lançado nesses canais e levados para o Rio Ipojuca”, comenta Parente.

Depois de determinar os impactos e a qualidade da água o projeto entrará numa nova fase, a de elaboração de um relatório com soluções que serão divulgados e enviados a prefeitura e a companhia de saneamento para fazer um planejamento de recuperação da qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca.