O Projeto de Extensão “Internacionalizando: simulação da Organização dos Estados Americanos”, coordenado pela professora Clarissa Carvalho, envolve 20 estudantes do curso de RI de diversos períodos e consiste em fazer com que os estudantes incorporem a postura de um diplomata, defendendo um país na reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Foram escolhidos e divididos entre os estudantes 10 países da América Latina e temas para o desenvolvimento de um júri simulado, onde cada dupla de estudantes faz a defesa de seu país. No último simulado a discussão foi em torno da permanência ou não do Paraguai na OEA, após o impeachment do Presidente Fernando Lugo.

A próxima simulação será no dia 10 de maio, às 14h, na Sala do Tribunal do Júri, no Fórum Universitário, onde os estudantes discutirão o tema: "Se o governo de Cuba reúne as condições estabelecidas na Carta da OEA para voltar a ser membro pleno".

A professora Clarissa comenta que no dia 29 de maio, a partir das 19h, na Sala do Tribunal do Júri, no Fórum Universitário, estudantes de três colégios de Caruaru estarão presentes e serão eles os diplomatas. “Três colégios foram convidados a participar – Colégio Diocesano, Colégio Sagrado Coração e Escola de Referência Arnaldo Assunção. Nesta etapa, são os estudantes de RI que organizarão a simulação para os estudantes do ensino médio. Então, depois de passar por dois meses de preparação e estudo, esses estudantes dos colégios serão diplomatas na simulação”, afirma Clarissa.