Estudantes do curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estiveram na Faculdade Asces para conhecer na prática o modelo aplicado na região do Projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos, do curso de Direito, coordenado pela professora Perpétua Dantas.

O contato ocorreu após palestra sobre direitos humanos e sistema carcerário, proferido pela professora Perpétua Dantas, a convite do coordenador da Pós-Graduação do curso na UFPE, Sandro Sayão. “Os alunos tiveram conhecimento do projeto pela internet e durante a palestra trabalhei sobre o tema e eles ficaram ainda mais impactados com o nosso trabalho realizado na Região Agreste”, comenta a professora Dantas.

Para Ítalo Espírito Santo, 24 anos, estudante da especialização e licenciado em Letras, essa oportunidade é importante não apenas para complementar o currículo, mas principalmente como experiência de vida. “Somos a primeira turma de especialização em Direitos Humanos da UFPE e por ser uma turma mista, de várias áreas de atuação, tudo que surge sobre o assunto nós procuramos conhecer com mais detalhes. Depois da palestra da professora em nossa turma, nos interessamos pelo trabalho realizado aqui em Caruaru e percebemos que não tem algo tão parecido na capital”, enfatizou Santo.

Acompanhados pelo professor, Adrielmo de Moura, os visitantes conheceram pela manhã o Escritório de Prática Jurídica (EPJ) e as atividades de extensão e estágio, a Câmara de Mediação e o Projeto Escola Legal. À tarde foram assistir a um júri popular cuja defesa foi realizada por estudantes da Asces, depois seguiram para uma reunião do Projeto de Adoção Jurídica e encerraram a visita na Penitenciária de Caruaru Juiz Plácido de Souza.

A professora Perpétua Dantas ainda ressaltou que essa troca de experiência é importante para mostrar na prática que o estágio através de ações afirmativas, consegue-se concretizar os direitos humanos em sua plenitude, a partir da participação intensa das pessoas e das instituições para formação mais humanizada desses futuros profissionais nas áreas que eles atuam.

Esse intercâmbio entre a Asces e a UFPE pode resultar futuramente em um congresso regional levantando questões como: mediação de conflitos, cultura de paz e justiça restaurativa.

A Faculdade Asces mantém especializações em Segurança Pública, Direito Público e Ciências Criminais.