Visando ampliar as áreas de atendimento e proporcionar um serviço diferenciado à população, a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Asces passará a oferecer atividades da área de Fisioterapia Aquática, através da implementação de uma piscina térmica terapêutica com cobertura. Atualmente, a Clínica já oferece o tratamento convencional em diversas áreas, com atividades no solo. A modalidade aquática favorecerá a realização de exercícios que muitas vezes os pacientes não conseguem fazer no solo ou ainda concomitantemente a outros tipos de tratamentos.

De acordo com a coordenadora da Clínica, Rosângela Cabral, “o tratamento aquático é complementar ao convencional e é ideal para pacientes com restrições ou alterações funcionais, como limitações ortopédicas, reumatológicas, neurológicas, cardiovasculares, em gestantes, entre outras, pois a terapia melhora o equilíbrio, a coordenação motora e possui menor gasto energético. Além disso, é um tratamento lúdico, agradável e ajuda na motivação”, explica.

A estrutura da piscina proporcionará a entrada de pacientes cadeirantes e com dificuldades de locomoção através de uma rampa de acesso adaptada e de degraus. O atendimento e a interlocução com a formação profissional são ricos, ressalta a coordenadora do curso de Fisioterapia, Lícia Vasconcelos, porque não é todo profissional que atua nesta área, e desta forma, o profissional Asces já sairá formado com este diferencial para o mercado de trabalho.

A inauguração acontecerá na  próxima quarta-feira (10/04), às 16h30, Campus II, 1019, Bairro Universitário e contará com a presença de profissionais da Clínica, direção da Asces, coordenação do curso, participantes do Diretório Acadêmico, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da IV GERES, e de alguns hospitais e serviços de saúde do município.

A Clínica Escola de Fisioterapia atende  pacientes encaminhados pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Criado em 2006, o espaço funciona também como local de estágio para estudantes a partir do 5º período, que são sempre supervisionados pelos professores e profissionais orientadores. A média de usuários assistidos pela Clínica é de 5.000 por ano e só em 2012 foram realizados cerca de 15.000 atendimentos.

Formação Acadêmica

Com este novo serviço, o Curso de Fisioterapia da Faculdade Asces, implantado há dez anos no Agreste Pernambucano, incrementa os seus campos de estágios para os futuros profissionais.

Serão diversas as áreas contempladas, entre elas a pediatria, neurologia, traumato-ortopedia, reumatologia, obstetrícia, cardiovascular, respiratória e desportiva (treinamento de atletas), sendo essas práticas desenvolvidas por estudantes e docentes a partir do 5º período do curso e por estagiários e profissionais orientadores no 9º e 10º período (último ano do curso).