Convidada pela Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru, uma equipe da Asces esteve ontem e hoje compartilhando sua experiência na “1ª atualização de Coletas em Amostras Biológicas”, promovida pelo Núcleo de Educação Permanente, órgão que visa capacitar os funcionários da Secretaria a fim de melhorar a qualidade da assistência.

O preceptor de estágio da Asces Flávio Cristiano explanou sobre os procedimentos a serem tomados antes e durante as coletas, destacando a importância de passar o máximo de instruções e orientações ao paciente. Assim, são evitadas dúvidas e possíveis fatores que possam alterar o resultado dos exames. A coordenadora do Laboratório Escola da Asces, Walkyria Almeida acompanhou todo o momento, dando suporte à apresentação.

Cristiano trabalhou tópicos como: técnicas para a evidenciação da veia, componentes do sangue, anticoagulantes, coleta, uso do torniquete, assepsia, posição do bisel da agulha na punção e re-encapamento da agulha.O biomédico, que se formou em 2009 na Asces, vê o convite como uma forma de reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido “uma vez que você é convidado para ministrar uma palestra para um grupo de profissionais que já estão atuando a um bom tempo na área, é um reconhecimento não só pra mim, como profissional, mas para toda a equipe do Laboratório Escola da Asces”, conclui.

Para a técnica em enfermagem Marta Cristina o momento foi de grande importância “está sendo ótimo, pois trabalho com idosos, onde se tem muita dificuldade em encontrar a veia e isto acrescenta muito ao que já tenho de conhecimento”, afirma.