A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, em todo país, o lote nº2399 do medicamento Captomed (Captopril), 25mg, comprimidos, fabricado pela empresa Cimed Indústria de Medicamentos (RE 697), de Pouso Alegre (MG). O medicamento é indicado para tratamento de hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio e nefropatia diabética.

A alegação da Anvisa foi sobre os resultados insatisfatórios apresentados, em relação ao teor do princípio ativo.

Também foram suspensos dois lotes de outro anti-hipertensivo, o Medpress (metildopa) 500mg, fabricado pela empresa Medquímica Indústria Farmacêutica (RE 782), de Juiz de Fora (MG). Os lotes 09746S e 09736S apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de descrição de amostra e aspecto.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a prevalência da doença, na população adulta brasileira, varia entre 15% a 43,9%, dependendo da região, com conseqüências que vão do AVC (derrame cerebral), ataque cardíaco (infarto do miocárdio), insuficiência renal até a morte súbita.

Para quem já detectou a hipertensão é necessário mudar os hábitos alimentares, tomar os remédios indicados pelo médico diariamente, evitar a ingestão de álcool e de sal. Além, é claro, de fazer exercícios físicos regularmente.