Nesta quinta-feira (28) a Equipe de Biossegurança da Asces preparou uma série de ações relacionadas aos laboratórios da Instituição. O propósito é a classificação dos níveis de biossegurança nos locais, de acordo com as ações que são realizadas por professores e estudantes em cada um.  Esta análise é baseada em uma classificação universal que separa cada unidade específica em um, dois ou três, a partir do material manipulado no ambiente.

O evento teve início com a visita aos laboratórios da Faculdade pela equipe da FIOCRUZ-PE, formada pelo presidente da Comissão de Biossegurança CPqAN, Christian Robson de Souza Reis e a pesquisadora em Saúde Pública Janaína Miranda. Eles foram acompanhados por membros da Asces, incluindo a coordenadora de Biossegurança Evanísia Araújo, a coordenadora do Laboratório Escola, Walkyria Almeida, a coordenadora de Práticas Clínicas, Lucicleide Nunes. O grupo visitou e analisou o funcionamento de cada unidade.

Para Evanísia, classificar os laboratórios é imprescindível como fator de prevenção de riscos “primeiro é importante tomar consciência dos procedimentos que devem ser realizados ao adentrar nestes locais. Quando se tem esse conhecimento, previnem-se acidentes, que é a importância principal junto aos estudantes, professores e colaboradores”, explica.

A programação segue à tarde, a partir das 14h, no auditório localizado na sede da Instituição, onde Christian Reis ministrará a palestra “Níveis de Biossegurança nos laboratórios: meio de prevenção de acidentes”, dirigida aos professores que utilizam as unidades. Na ocasião, começarão a discutir os possíveis níveis de classificação. Logo após, a equipe da Asces formada pelas coordenadoras da Biossegurança, do Laboratório Escola e de Práticas Clínicas se reunirão para oficializar as classificações dos laboratórios.

Níveis de Biossegurança