Nesta quinta-feira (28), uma equipe da Faculdade Asces estará no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru ministrando capacitação para funcionários da rede municipal, a convite da própria Secretaria. O objetivo é evidenciar conhecimentos relacionados à coleta das diversas amostras biológicas (fase pré-analítica) junto a Técnicos de Enfermagem e de Laboratórios.

A coordenadora do Laboratório Escola da Asces, Walkyria Almeida, comandará o grupo de profissionais representantes da Instituição e comenta a importância do convite. “É com imenso prazer que recebemos este convite, pois assim podemos contribuir no aperfeiçoamento de recursos humanos que atuam em serviços de saúde do nosso município, além de representar o reconhecimento da qualidade e excelência do nosso serviço pela comunidade externa”, relata a coordenadora.

O evento faz parte da “1ª atualização de Coletas em Amostras Biológicas”, promovida pelo Núcleo de Educação Permanente, órgão que tem como objetivo capacitar os funcionários da Secretaria de Saúde a fim de melhorar a qualidade da assistência. A atualização acontece também na sexta-feira (01/03). O primeiro dia será destinado a capacitação dos profissionais ligados à Atenção Básica (profissionais dos Programas de Saúde da Família, postos e agentes de saúde), enquanto o segundo as Unidades Especializadas (hospitais, centros de saúde e policlínicas).

A equipe da Asces é composta ainda pelos orientadores de estágio Flávio Rodrigues e Gustavo Batista. A atualização segue com palestras de diversos profissionais locais e a programação será a mesma durante os dois dias, mudando apenas o público, conforme cronograma abaixo:

Cronograma:

08:00 às 09:45 – Biosegurança (Verônica Rangel-coord. CMCIH)

09:45 às 10:00  – Intervalo

10:00 às 12:00  – Coleta de Amostras Biológicas (Walkyria Almeida-Coord. do Lab. Escola da ASCES)

14:00 às 16:00  – Doenças, Exames e Fichas de Notificação (Alba Cristina-Coord. de Epidemiologia)

16:00 às 16:30  – Formas de transportar (Aparecida Soares- Coord. do Lab. Municipal)

16:30 às 17:00 –
Vivências Laboratoriais e entrega de manual.