Em reunião na prefeitura de Caruaru o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Asces, Helder Parente, o presidente da URB – Empresa Urbana de Planejamento, Aldo Arruda e a gerente de fiscalização ambiental, Regiane Papaleo assinaram convênio para realização de cursos de treinamentos para a equipe de fiscalização da URB e estágios para os estudantes do curso de Engenharia Ambiental.

O objetivo do convênio é que os profissionais do curso de Engenharia Ambiental capacitem a equipe de fiscalização da URB sobre procedimentos de fiscalização, licenciamento e direito ambiental e que eles possam utilizar os laboratórios do curso para análises ambientais, com isso os estudantes do curso de Engenharia Ambiental serão beneficiados com bolsas de estágios para atuação na área.

Com o curso, a URB pretende que seus fiscais tenham uma atuação mais abrangente da fiscalização, já que Caruaru tem uma lei ambiental e não realiza licenciamento de certos empreendimentos por falta de pessoal treinado na área.

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Helder Parente, fala da importância do convênio para a sociedade e para os estudantes do curso. “A principal importância é mais uma vez a Asces estar contribuindo com a população de Caruaru, oferecendo os conhecimentos dos professores do curso e a infraestrutura para solução de problemas que afetam diretamente a comunidade. Outro Aspecto é dar oportunidade aos estudantes de aprenderem fazendo, acompanhando os trabalhos da fiscalização ambiental do município e assim contribuir para sua formação profissional sem precisar deixar a cidade”, explica Parente.

O professor ainda comenta que para o curso da Asces é importante por que um dos objetivos é também a prestação de serviços à comunidade, criando assim uma parceria com o município de Caruaru através de seus representantes no poder executivo.