A Faculdade Asces, Secretaria de Saúde e Destra se unem para ampliar e aperfeiçoar a ação “Caminhada Orientada” que já existe há sete anos na instituição de ensino. A partir da próxima segunda-feira (04/03) será possível caminhar na Avenida Portugal com mais segurança. A Destra realizará bloqueios na avenida, na faixa direita, das 5h às 7h.

Outra novidade é a ampliação dos dias que uma equipe de estudantes e professores da Faculdade Asces, além de profissionais da Secretaria de Saúde ficará à disposição dos praticantes de exercícios físicos. De segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h haverá orientações nutricionais, dicas sobre roupas adequadas para a prática esportiva, avaliação corporal (peso e altura adequados) e prescrição de exercícios físicos, além da aferição da pressão arterial.

O trecho exclusivo que será criado terá aproximadamente 1km, entre o Estacionamento do Campus Universitário Dr. Tabosa de Almeida e o trevo que dá acesso à PE 90, do lado direito, no sentido cidade/subúrbio. Dois agentes da Destra e uma viatura participarão da ação. O estacionamento da Faculdade Asces ficará disponível, a partir das 5h, para quem quiser vir com seus veículos de outros bairros da cidade para participar das atividades orientadas. O veículo ficará numa área segura e não será necessário pagar por isso.

Atualmente, cerca de 600 pessoas por semana são atendidas por profissionais de Educação Física e estudantes da Faculdade Asces. "Com esta ampliação do tempo e a parceria com a Secretaria de Saúde de Caruaru e a Destra, o número de pessoas atendidas poderá inclusive dobrar", afirma o coordenador da Academia Escola e do Programa Asces Vida Saudável, Prof. Ricardo Guerra. Não é necessário se inscrever previamente e o serviço é gratuito.

O Programa Vida Saudável – foi implementado em 2006, através da Academia Escola da Asces. O objetivo é abrigar vários projetos voltados para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas, beneficiando, não só, a comunidade, mas promovendo a abertura de um campo de estágio para os estudantes de Educação Física da Instituição. Além da Caminhada Orientada, o projeto oferece também outros serviços na Academia Escola da Asces com avaliação física, aulas de natação, hidroginástica, musculação, dança, Ginástica aeróbica e capoeira.