Os estudantes de Licenciatura em Educação Física que fazem parte do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) passam por formação nesta quinta (21) e sexta-feira (22). O projeto é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual ela fomenta nas IES que os estudantes sejam bolsistas e iniciem a atividade docente nos cursos de licenciatura. Na Asces, o curso de Licenciatura em Educação Física participa do programa com 15 acadêmicos do 3º período, que foram aprovados no processo seletivo.

A formação, que teve início ontem e segue nesta sexta-feira, é prevista no projeto e trabalha, entre outras coisas, questões administrativas como as regras e obrigações. Hoje, os bolsistas contarão com o professor convidado Fabiano Souza, da UPE, que trabalhará mais a parte prática, trazendo suas experiências. O objetivo dos encontros é sistematizar o planejamento das atividades, como acontece continuamente às sextas-feiras, onde há a supervisão do grupo, relatos de experiência e leitura de textos.

Desde julho de 2012 os estudantes bolsistas do projeto fazem a intervenção em três escolas de Caruaru: Caic, Leudo Valença e Josélia Florêncio. Além disso, o PIBID prevê bolsas para os professores supervisores. Estes profissionais, que trabalham nas escolas e acompanham os estudantes, recebem uma bolsa de orientação parar gerir o seu trabalho junto com a coordenações do programa, institucional e pedagógica.

O programa é baseado em ciclos com duração de um ano. A Faculdade Asces fechou um convênio com a CAPES que termina em julho, mas a ideia é pedir a renovação do acordo. “Está sendo muito interessante tanto para a escola quanto para os estudantes, principalmente pela questão da formação deles. As instituições atendidas vêm dando todo o suporte possível para poder recepcionar isto, está sendo bem interessante”, comenta o coordenador do PIBID na Asces.

Os acadêmicos se dirigem às escolas para reger aulas de Educação Física sob a supervisão dos professores orientadores de cada local, que fazem o acompanhamento mais sistemático dos discentes bolsistas do PIBID.

Além da questão da bolsa mensal concedida pela CAPES, os estudantes da Asces ainda sentem o impacto da participação no projeto em sua formação, que vem trazendo benefícios inclusive para o curso, que é recente. O diferencial destes acadêmicos pode ser percebido pela ponte com a realidade que eles apresentam em discussões em sala de aula, uma vez que eles estão nas escolas vendo tudo aquilo que eles aprendem na Instituição.