É com pesar que a Diretoria da Faculdade Asces, registra o falecimento na tarde desta quinta-feira (14/02), no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, 74 anos.

O velório será na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta sexta-feira (15/02), o sepultamento está marcado para as 17h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Fernando Lyra

Formou-se na primeira turma do curso de Direito, em 1963, na então Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), foi ex-deputado federal e um dos articuladores do nome de Tancredo Neves como candidato à Presidência da República, em 1985. Com a morte de Tancredo Neves e a posse de José Sarney como presidente, Lyra se tornou ministro da Justiça. Em 2000 assumiu a presidência da Fundação Joaquim Nabuco, órgão ligado ao Ministério da Educação.

Em 2009, nas celebrações dos 50 anos de criação dos primeiros cursos de bacharelado em Direito e Odontologia de todo interior das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Faculdade Asces produziu um documentário onde o ex-aluno, Fernando Lyra, concedeu um depoimento resgatando a história e a importância dos cursos e de sua formação na Instituição.