A Secretaria de Saúde de Caruaru está realizando uma série adequações e implantação de serviços. Um deles é o programa "Escuta Qualificada", que já foi inserido em nove Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade e zona rural. O objetivo é melhorar a assistência médica às pessoas que precisam de atendimento.

 

Segundo a diretora de Atenção Básica, Edilene Chaves, o "Escuta Qualificada" vai estreitar a relação entre pacientes e profissionais da saúde. "Queremos ouvir quais os problemas da população. Nossa ideia é fazer com que o muro que existia entre paciente e médico acabe, e estamos conseguindo",afirma.
Chaves cita algumas das atuações do "Escuta Qualificada". Ajudamos na marcação de consulta, encaminhamos os pacientes a algum médico – caso necessário -, tentamos facilitar a entrega de remédio, orientamos sobre problemas familiares, de ordem profissional, escolar, entre outras prestações de serviço. Queremos ser parceiros da população", completa.

 

O projeto funciona da seguinte forma: todos os dias, o PSF disponibiliza um horário para os profissionais (técnicos em enfermagem, enfermeiros, recepcionistas, agentes de saúde e médicos) ouvirem os pacientes. É uma conversa informal sobre os mais variados assuntos, que não só problemas de saúde. A partir daí esses profissionais conversam entre si, para tentar achar uma solução rápida e eficiente.

 

Os PSFs Vila Kennedy I e II, Cajá, Morro Centenário, Morro São Francisco, Itaúna, Terra Vermelha, Jardim Panorama I e Salgado I foram os primeiros contemplados. A expectativa é que todos os postos passem a oferecer o serviço. 

 

FONTE: Jornal Vanguarda