O projeto de extensão da Asces “Faculdade Amiga da Criança” encerrará o semestre com a entrega, na próxima semana, de cerca de 50 frascos de vidro, doados pelos alunos da Instituição. O material será encaminhado ao Banco de Leite Humano de Caruaru (BLH\FUSAM), para ser utilizado no armazenamento do leite.

Estes vidros são importantes para a pasteurização do leite humano doado por mães nos BLH. Os recipientes devem conter tampa de plástico, como por exemplo, as embalagens de Nescafé, para poder passar pelo processo que esterilizará o líquido através do calor.

Na última semana, o projeto entregou ao IMIP/PE uma média de 100 vidros. Já no semestre anterior, antes mesmo da iniciativa se tornar um projeto de extensão, foram doados uma média de 150 vidros à FUSAM, somando, juntamente com os que serão entregues na próxima semana, um total de cerca de 300 vidros doados aos BLHs de Pernambuco no ano de 2012.

A ideia do projeto surgiu no início do ano, como uma iniciativa da professora Nayale Lucinda. Em agosto, a proposta se concretizou no projeto de extensão Asces “Faculdade Amiga da Criança”, tendo também como organizadoras as professorasVanessa Juvino e Raquel Bezerra, todas de enfermagem.

Atualmente, a ação conta com 19 estudantes de períodos variados, a partir do 4º módulo do curso. As atividades acontecem geralmente dentro da Asces, onde os acadêmicos visitam as salas conscientizando sobre importância e incentivando à doação. Na Instituição também existem pontos de coleta espalhados tanto na Sede quanto no Campus.

“Os estudantes estão bem estimulados, pois estão adquirindo conhecimentos que vão além da sala de aula, tendo a oportunidade de vivenciar o outro lado, o da mulher que amamenta”, conta a professora Vanessa Juvino. A docente fala ainda sobre os planos para 2013 “visualizamos parcerias com outros projetos de extensão da Asces e com outros órgãos e instituições de saúde na cidade”.