São no máximo 30 minutos da sua vida que poderão salvar até quatro outras pessoas com diferentes doenças. Você já pensou nisso? Então não perca a oportunidade de se tornar um Doador de Sangue. Esta é a média de tempo necessária para uma pessoa com saúde contribuir para a recuperação de outras vidas que estão passando por tratamentos médicos. Pensando nisso, a Faculdade Asces realiza ação na Semana Nacional do Doador de Sangue trazendo o mote “Doe Sangue, Salve Vidas”. Na próxima terça-feira (27/11), das 9h às 22h, um ônibus para coleta de sangue do IHENE (Instituto de Hematologia do Nordeste) estará nos Campus I e II da Faculdade Asces, na Avenida Portugal, em Caruaru.

Para se ter uma ideia da importância da doação, não há substituto para sangue humano. Quando ele é necessário, apenas a doação pode salvar vidas, como é o caso de demandas em cirurgias, tratamentos em pacientes com câncer e com doença renal crônica, além dos casos de acidentes.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre as pessoas que doaram sangue nos últimos cinco anos, 40% o fizeram duas vezes por ano – índice abaixo do ideal. Por isso, mais importante do que captar doadores, está na atitude de sensibilizar a fidelização dos voluntários, ou seja, fazendo com que as pessoas doem com frequência. Um dos objetivos desta campanha é incentivar universitários e a comunidade externa sobre a importância da doação periódica e, especialmente, nesta época do ano, em que há uma redução no número de doações e no outro extremo um aumento da necessidade de sangue em hospitais e unidades médicas.

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) integrará a rede de parceiros da Faculdade Asces nesta campanha. Pacientes infantis do Instituto visitarão as salas de aulas visando sensibilizar o público sobre a importância da doação. “São pacientes que mostrarão na prática o quanto significa o recebimento de sangue quando estes passaram por tratamentos como os de quimioterapia”, explicou o professor Fabrício Andrade, coordenador da ação.

O processo de doação funciona assim: O voluntário primeiro efetua seu cadastro nos Campus da Asces. Depois disso, ele preenche um questionário. Vem então a triagem clínica e por fim a doação de sangue em si. Todo esse processo dura cerca de 30 minutos. Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue, o que é pouco. Uma pessoa adulta tem, em seu organismo, cerca de cinco litros de sangue.

Para ser um candidato à doação de sangue o voluntário deve estar bem de saúde, trazer um documento oficial de identidade com foto, pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 67 anos. Não é necessário estar em jejum. Deve-se somente evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e o uso de bebidas alcoólicas 24 horas antes. Mulheres grávidas ou amamentando NÃO devem doar sangue. E quanto ao intervalo das doações, fique atento: Os homens podem doar até 4 vezes ao ano, com um intervalo de 2 meses entre cada doação. As mulheres podem doar 3 vezes, com um intervalo de 3 meses entre as doações.

Campanha Doe Sangue, Salve Vidas
Data: 27 de novembro – Terça-feira
Horários: 9h às 18h – Em frente ao Campus II
               18h30 às 22h – Campus I (sede)
Público-alvo: Universitários e comunidade externa.

Quem pode participar:

•    Ter entre 18 e 67 anos de idade
•    Ter um documento de identificação com foto
•    Estar com boa saúde
•    Pesar acima de 50 quilos
•    Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas
•    Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses (quem fez há mais tempo que isso, pode doar)