Utilizar o conhecimento obtido na dia a dia acadêmico para contribuir com a sociedade é um dos objetivos da vida universitária. Do atendimento público, passando pelas pesquisas bibliográficas ou nos laboratórios, esse retorno é fundamental durante a formação. Na Asces-Unita, por ser uma Instituição de Ensino Superior Comunitária, essa contrapartida se evidencia a partir das iniciativas internas e também dos próprios estudantes. Rayssa Teixeira, do 7º módulo de Enfermagem, é um desses exemplos. 

Ela foi uma das cinco vencedoras de um concurso global da empresa americana Zebra Technologies, que desafiou enfermeiros e estudantes de enfermagem do mundo a enviar ideias sobre como a tecnologia poderia a resolver desafios da atualidade na área da saúde. Era necessário enviar um ensaio escrito de até 500 palavras descrevendo o problema e uma proposta de solução. E a estudante foi uma das cinco vencedoras, recebendo U$1000, como prêmio para investimentos na realização de cursos de educação permanente na sua instituição de origem.

Com o título “Comunicar informações em saúde também é uma forma de cuidar”, o ensaio de Rayssa propõe um aplicativo que pudesse fornecer informações para os familiares que estão acompanhando pacientes em unidades públicas de saúde e ficam, muitas vezes, na angústia para saber novidades do enfermo.

No material, ela diz que “é compreensível que muitas vezes os profissionais de saúde nas unidades hospitalares fiquem muito ocupados e sobrecarregados com procedimentos técnicos, o que torna o processo de comunicação com a família um grande desafio atual do cuidado em saúde. Por isso, é preciso pensar estratégias tecnológicas que possam auxiliar a realização desse processo, sendo prática, rápida e eficiente para profissionais, paciente e família”, sugere. 

Rayssa destaca seu orgulho em ter essa consciência estimulada durante sua formação. “Poder contribuir com a sociedade é um objetivo, senão o maior deles. É uma responsabilidade que, dentro dessa casa de ensino, eu tenho aprendido a priorizar, por achar que é muito importante querer e fazer com que esse conhecimento ultrapasse muros institucionais e chegue onde importa, que é a população. Enquanto futura enfermeira, é uma responsabilidade. Poder ter feito um pouco disso ainda enquanto estudante da graduação é uma felicidade e a certeza de estar no caminho certo”, afirmou

Motivo de satisfação também para a coordenadora do curso, Valéria Gorayeb, que considera não ter sido uma surpresa. “Rayssa sempre foi uma estudante dedicada e envolvida, com uma visão humanística ampliada. Para o nosso curso é um grande feito, porque ela coloca contributos importantes recebidos a partir da metodologia do curso, como em unidades temáticas a exemplo da disciplina Empreendedorismo em Enfermagem. É uma grande alegria ver que estamos formando jovens para o mundo”, destacou. 

Confira o ensaio na íntegra