A Faculdade Asces, através do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) apresentou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes – e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC, requerimento de inscrição para o programa Ciências Sem Fronteiras. Desde setembro deste ano a Instituição está habilitada no programa.

Os professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade Asces poderão concorrer às bolsas oferecidas pelo governo federal. O programa permite que os participantes estudem no exterior ou integrem atividades em grupos de pesquisa internacional, nas áreas prioritárias definidas no programa.

As bolsas de estudo no exterior visam a formação em alto nível acadêmico e científico. Há ofertas em várias modalidades, desde oportunidades para quem está na graduação, iniciando um mestrado ou doutorado e até para pós-doutores, em vários países.

O professor Ademário Tavares, coordenador do NAI, comenta a importância de um estudante ou professor ingressar neste programa. “A experiência de vivenciar o ensino universitário em um país diferente, imerso em outra cultura, com gente de vários lugares do mundo marca uma pessoa para sempre, e certamente ampliará não só sua forma pessoal de ver o mundo como também do ponto de vista prático abrirá oportunidades inéditas para os que não tiverem acesso às mesmas experiências”, registra Tavares.

Na próxima terça-feira, 13 de novembro, o professor Ademário Tavares, estará participando em Brasília, na sede do CNPq, juntamente com os demais representantes do Ciência Sem Fronteiras junto às universidades brasileiras cadastradas no programa, de uma reunião nacional de preparação para as chamadas e editais do programa que serão abertos durante 2013.

De acordo com o professor, ao participar da reunião a Asces reafirma seu compromisso junto ao MEC, a CAPES e ao CNPq de continuar implementando ações voltadas para a excelência acadêmica, inclusive na perspectiva de intercâmbio internacional de seus quadros docentes e discentes. “Temos que aproveitar ao máximo estas oportunidades que estão sendo abertas à comunidade acadêmica. Espero voltar com o máximo de informações para concretizar várias candidaturas de alunos e professores nossos durante o ano que vem”, declarou.

Ciência Sem Fronteiras:

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Para mais Informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa