O Diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, podendo evoluir com complicações oculares, renais, vasculares, neurológicas, dentre outras. Com o aumento na incidência de obesidade, o Diabetes Mellitus, principalmente o tipo 2, tem se tornado uma epidemia, com prevalência crescente em todo o mundo. Com o objetivo de diagnosticar pessoas em situação de risco, bem como conscientizar a população sobre a prevenção da doença, a Faculdade Asces realizará a campanha “Viva docemente com menos açúcar!” ao longo deste mês de novembro.

O Dia D da campanha será na próxima quarta-feira (07/11), em que o evento visa identificar os valores glicêmicos e os níveis pressóricos, índice de massa corpórea (IMC), circunferência da cintura e relação cintura quadril de funcionários e estudantes da Instituição, além da comunidade externa. A programação tem início às 7h30, onde cerca de 30 estudantes farão uma ação buscativa, visitando os funcionários em seus locais de trabalho para realizar as aferições.

Após esta ação, às 9h30 será oferecido, no refeitório da Asces, um café da manhã saudável para o público interno. Os professores lembram que para a realização do exame de glicemia os funcionários deverão estar em jejum de 08 a 10 horas no mínimo, ou seja, devem ter feito a última refeição no dia anterior até às 20h.

As ações que incluem a comunidade externa começam às 8h, com professores da Instituição realizando a aferição da pressão sanguínea, IMC – Índice de Massa Corpórea, circunferência da cintura e relação cintura quadril, na área externa nos Campus I e II da Asces. No período da tarde, a partir das 15h, haverá um workshop com a nutricionista Lígia Beltrão sobre “Como confeccionar pratos saudáveis e saborosos”.

A campanha faz parte das ações da Comissão de Biosegurança, uma área responsável pelo controle, prevenção, minimização e eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços na Asces. O evento envolverá professores, profissionais e estudantes dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia e Educação Física.

A professora Elaine Lima, uma das coordenadoras da ação, alerta que o Diabetes é uma doença que está se propagando e que as previsões são de que a quantidade de pessoas afetadas por ela dobre até 2030, chegando a 300 milhões de diabéticos no mundo. “A importância do evento é alertar a população para prevenir e combater o Diabetes Mellitus e suas incapacidades, uma vez que a modernidade tem promovido o aumento da doença através de uma dieta irregular e consequente aumento de peso, além do sedentarismo”, conclui.

Confira a programação:

07h30 – Início da aferição público interno