Os estudantes do 9º período do curso de Farmácia, sob a orientação da Professora Danielle Lordão, realizaram uma visita técnica nas dependências do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (LAFEPE). Essa visita objetivou conhecer as instalações, desse laboratório de referência, a fim de subsidiar um conhecimento prático abordado na disciplina, Tecnologia Farmacêutica.

O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (LAFEPE), é o segundo maior laboratório público do Brasil, foi criado em 1966 para produzir medicamentos a baixo custo para as populações de menor poder aquisitivo.

Como exemplo, o LAFEPE foi o primeiro laboratório oficial no Brasil a produzir, em 1994, o antiretroviral Zidovudina (AZT). Depois de anos de pesquisa e em parceria com universidades e outros laboratórios oficiais, o LAFEPE passou a desenvolver o Efavirenz, que é uma Dose Fixa Combinada (DFC) que faz parte do coquetel anti-aids.

De acordo com a estudante, Jailma dos Santos, conhecer o real funcionamento de uma indústria de medicamentos foi a consolidação da escolha correta da sua carreira. “Conhecer esse laboratório que é referência no país, foi algo incentivador para o início da minha carreira como farmacêutica, pois nas vésperas de concluir o curso sinto-me realizada por ter optado ser uma profissional na área das ciências farmacêuticas”, concluiu a estudante.