A Faculdade Asces implantou, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – ACIC e o Banco do Brasil, o Bureau de Negócios Internacionais. O projeto tem como objetivo viabilizar o processo de importação e exportação de empresas de Caruaru.

O presidente da Associação, João Bezerra, e o coordenador do curso de Relações Internacionais da Faculdade Asces, Edmilson Maciel, participaram do ato que marcou a celebração do convênio, nesta terça-feira (18/09), na ACIC. “Com esta parceira, os empresários vinculados à ACIC podem entrar em contato com a Asces, através do departamento de comércio exterior da ACIC e do Bureau de Negócios Internacionais visando a construção de um diagnóstico para a internacionalização de seus produtos”, explica Edmilson Maciel.

Os estudantes de Relações Internacionais atuam na própria ACIC fazendo contatos com os empresários que participaram da Rodada de Negócios. Aquele que demonstram interesse receberão a visita da equipe da Asces, coordenada pelo professor Robson de Goés e que conta com os estudantes do curso. É feito um levantamento sobre o negócio e os dados se transformam em diagnóstico.

Para o presidente da ACIC João Bezerra as principais metas do projeto são a prática acadêmica, integração com o mercado de trabalho e promoção do comércio exterior. “Hoje, com este mundo globalizado nós temos que estimular as empresas locais para abrir canais para importação e exportação. Nosso Estado está recebendo muitas empresas importantes e Caruaru está dentro deste contexto, então, tudo isso vai fomentar este comércio exterior”, comentou Bezerra.

Com a análise em mãos, um outro parceiro entra em ação: o Banco do Brasil. Cabe a ele verificar as linhas de crédito para os empresários e os perfis de empresas apresentados, viabilizando as negociações de importação e exportação. Outras organizações como a FIEPE, AD-DIPER e SEBRAE deverão se encorpará ao projeto que tem caráter extensionista.