A primeira Conferência Livre sobre Transparência e Controle Social de Caruaru está sendo promovida nesta quarta-feira (28/03) na Faculdade Asces. Durante o turno da manhã, a platéia formada por representações de diversos conselhos municipais, entre eles de saúde e de alguns grupos indígenas, além da comunidade acadêmica estiveram reunidos no auditório da Instituição discutindo dois dos quatro eixos do evento.

O evento, que é uma etapa preparatória para o encontro nacional (Consocial), visa promover o debate em torno do acesso e do acompanhamento da gestão pública pela sociedade, propondo ações que ampliem e fortaleçam os mecanismos de transparência adotados pelas instituições públicas. Estudantes universitários das áreas de saúde e de humanas, principalmente, dos cursos de Serviço Social, Administração Pública e Direito estão entre o grupo envolvido na discussão.

Os dois eixos apresentados são: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; e Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública. No link, as propostas aprovadas na plenária do turno da manhã.

Logo mais, será a vez de uma nova equipe reunir-se para um novo momento de discussões. Todas as propostas aprovadas serão levadas para a etapa nacional do Consocial que ocorrerá em Brasília, no período de 18 a 20 de maio.