Cerca de 20 estudantes do curso de Biomedicina participaram do I Simpósio Internacional de Mitocôndria e Metabolismo, ocorrido nos dias 13 e 14 de setembro de 2012, na Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico Vitória de Santo Antão.

O evento contou com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional, estando presentes nomes como: Dra. Elizabeth Murphy (EUA), Dr. Aníbal Eugenio Vercesi (UNICAMP-SP), Dr. José Roberto Meyer Fernandes (Instituto de Bioquímica Médica – UFRJ), Dra. Nadja Souza Pinto (USP-SP) entre outros.

De acordo com a estudante Inês Marabuco do 4º período de Biomedicina, “o Simpósio Internacional de Mitocôndria e Metabolismo foi uma experiência bastante enriquecedora. Através dele, pude compreender melhor o metabolismo mitocondrial e as particularidades dessa organela, além de observar avanços, descobertas, marcadores e interações da mitocôndria com outras células, o que me deixou realmente impressionada”, relata a estudantes.

Inês ainda falou sobre os incríveis palestrantes vindos de várias regiões, que passou com bastante clareza e maestria o conteúdo abordado. Dentre os assuntos apresentados a estudante destaca os "Mecanismos moleculares de reparo de lesões oxidativas em DNA mitocondrial" e o "Papel das nucleotidases nas infecções parasitárias" que despertou grande interesse entre todos.

Os estudantes destacaram o evento de suma importância por ter proporcionado além de conhecimento, uma aproximação com pesquisadores renomados no Brasil e exterior.