Nos dias 5 e 6 de setembro, a Associação de Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO) realizou em Caruaru o Curso de Educadores Sociais, do qual participaram os professores Fabrício Andrade, Renata Kelly Veiga, Franklin Barbalho e a coordenadora do curso de Biomedicina, Sibele Ribeiro. Na programação, temas como “A política dos transplantes” e “Transplante de medula óssea” foram abordados pela Dra. Domany Cavalcanti (Central de Transplante de Caruaru) e por Liliane Peritore (Diretora de Educação e Captação da ATMO).

Ainda dentro do evento, o biomédico Glauco Wilcox, do Laboratório HLA Diagnóstico, da cidade de Recife, abordou o tema: “HLA e REDOME” e comentou da importância do Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome), que registrou o aumento dos doadores de 335 pessoas em 2006 para mais de 22.000 atualmente. Outro tema de grande relevância, “Sangue de Cordão Umbilical”, foi abordado pelo Dr. Ricardo Oliveira, do Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene). O Ihene, localizado em Recife, está, inclusive, a partir deste semestre, recebendo quatro estagiários do curso de Biomedicina da Asces para Estágio Supervisionado na área de Banco de Sangue e Hemoderivados.

A doação de medula óssea é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e compressa de gelo. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais na primeira semana.

Glauco Wilcox, biomédico da Atmo explica a importância da doação para transplantes: “o Transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue”.

Como ser um doador:
1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde;
2. É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros de cada Estado (Em Caruaru, no Hospital Regional do Agreste) ou em campanhas de doação de medula;
3. A doação é feita com a retirada de uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchimento de uma ficha com informações pessoais (identidade, endereço, telefone);
4. Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro;
5. Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários;
6. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

Sobre a ATMO

A ATMO é uma Associação sem fins lucrativos, constituída por pacientes, familiares e profissionais de diversos setores. A mesma tem como missão apoiar os Centros de Transplante de medula óssea e os pacientes onco-hematologicos oferecendo-lhes informações e mobilizando parceiros para que o melhor tratamento esteja disponível.