Nesta quarta-feira(05) está sendo comemorado o Dia da Farmácia da Faculdade Asces. A grande beneficiada é a população, uma vez que esta pode usufruir de assistência farmacêutica gratuita.

No Marco Zero de Caruaru, de 8 às 12h, estudantes do curso de Farmácia, orientados por professores, realizaram atendimentos de dosagem das taxas de glicose no sangue, aferição de pressão e atendimento farmacoterapêutico. Também foram oferecidas orientações através de três oficinas: a de assistência farmacêutica, a de fitoterápicos (orientação sobre o uso terapêutico de plantas medicinais e oferta de mudas de plantas oriundos da horta da Faculdade Asces) e a de saúde do cabelo (análise microscópica do fio de cabelo).
Os atendimentos à população seguem na Farmácia Escola Asces, nesta tarde (de 14h às 18h).

A balconista Cícera Maria da Cunha aprovou a iniciativa “é ótimo porque às vezes as pessoas não têm o hábito de ir ao médico, e aqui você tem o resultado [da pressão sanguínea e da taxa de glicose] e assim procura o médico. Muito boa essa ação”, conclui.

Os estudantes também aproveitaram a oportunidade de contato com o público. “É essencial para conscientizara população da importância do farmacêutico e suas ações, assim como a importância da prevenção de doenças”, conta a discente do 8º período Laura Chacon.

Também durante a manhã, no Campus Universitário Tabosa de Almeida, foram oferecidas aos acadêmicos palestras com o objetivo de promover o conhecimento. Sendo elas “O farmacêutico no Socorro ao paciente mental”, ministrada por Marília de Assis Alcoforado, e “Farmacêuticos da geração ‘Y’”, apresentada por Jean Márcio Gomes. As mesmas também serão oferecidas no período noturno, de 19 às 22h, na Sala de Espelhos (Campus II).