Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. A partir desta idéia e articulando este conceito à dinâmica do mercado, a ACIC, E&R Consultoria e a TGI promoverão evento que traz a gestão sustentável como temática central. A atividade acontecerá na próxima quarta-feira (15/08), às 19h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, no centro da cidade, com inscrições gratuitas.

A palestrante convidada é Fátima Brayner, uma profissional que se dedica há mais de 15 anos aos estudos na área da sustentabilidade. Participarão também da mesa de debates o ambientalista Severino Montenegro e do coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Asces, Helder Parente. "Este assunto precisa ser difundindo em todas as áreas do mercado, principalmente, no Agreste de Pernambuco, visto que estamos em uma região com crescimento acelerado da economia e isso se reflete em todos os segmentos sociais", disse Parente.

De acordo com Fátima Brayner, as pequenas, médias e grandes empresas entenderam a importância da sustentabilidade, que incorpora uma outra dimensão ao negócio. “As empresas grandes estão fazendo por questão de absoluta necessidade”, disse a palestrante. Outro conceito que será tratado no evento será sobre a economia verde, que por sua vez, ajuda as empresas a fazer marketing, melhorando sua imagem diante de fornecedores e consumidores. Já as pequenas e médias empresas apostam, na maioria das vezes no lado social, mas elas também podem fazer intervenções no negócio que vão repercutir nos custos. São coisas triviais, como diminuir o consumo de água e papel. Trata-se de criar racionalidade. A sustentabilidade também abre a possibilidade de criar novos negócios, de apostar em inovação.

Para o presidente da ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Caruaru), João Bezerra, o evento pauta uma discussão cada vez mais pertinente no cenário econômico. “O tema sustentabilidade vem se tornando um item obrigatório nas empresas que buscam competitividade no mercado, seja por questões de redução de custo ou por uma questão de visibilidade. O poder de conquista das empresas com apelo socioambiental torna-se cada dia mais expressivo, já que é uma exigência das pessoas de bom senso que prezam pela preservação do planeta. Essa tendência ficará mais acentuada a cada dia", disse Bezerra.

Sobre Fátima Brayner
Ela fez pós-graduação em engenharia nuclear, na Alemanha, e doutorado em engenharia ambiental na Universidade de São Paulo (USP). Já exerceu a função de secretária de Ciência e Tecnologia, no governo José Mendonça Filho, e também comandou o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Atualmente é sócia da TGI Consultoria em Gestão e coordenadora técnica da Pesquisa Empresas & Empresários (E&E), Fátima Brayner trata da questão como consultora e professora da Escola Politécnica/UPE.