Nos dias 28 e 29 de outubro Caruaru sediará o I Simpósio Multiprofissional em Câncer de Mama do Agreste, que acontecerá no Teatro Difusora, localizado na Av. Agamenon Magalhães. O Centro Universitário Tabosa de Almeida é parceiro do evento, que tem suas inscrições gratuitas, sendo apenas utilizado como requisito para a sua realização a doação de fralda geriátrica.

Confira a Programação completa do evento:

Data: 28 de outubro de 2016

8h – Distribuição das credenciais do evento neste local.

8h50 – Boas vindas e solenidade de abertura do evento.

9h – Apresentação Cultural

9h20 – Abertura da palavra aos componentes da mesa.

9h30 – Palestra: A relevância da abordagem multiprofissional nos resultados do tratamento do câncer: a experiência do Hospital Sírio Libanês.

Palestrante: Dr. Felipe Andrade (Mastologista, HSL-SP)

Chairman: Dr. Rafael Caires (Multi-HEMO, Recife-PE)

11h30 – Encerramento das atividades da manhã

12h – Almoço

14h – Mesa Redonda: Novas tecnologias no manejo do câncer de mama

Moderadora: Profa. Dra. Adrya Peres (ASCES-UNITA)

14h10 – Biossensores no câncer de mama. Prof. Dr. José Luiz de Lima Filho (LIKA-UFPE)

14h30 – Biomarcadores em câncer de mama. Profa. Dra. Juliana Vasconcelos (ASCES-UNITA)

14h50 – Debate

15h – Coffee Brake

15h30 – Palestra: Os avanços da Cirurgia Plástica no Câncer de Mama.

Palestrante: Dr. Bernardo Nogueira Batista (Cirurgião Plástico/HSL – SP)

Chairman: Dr. Jonathan Vidal (NOA/UFPE)

16h45 às 18h – Palestra: Relato de vivências da equipe multiprofissional da residência de atenção ao câncer e cuidados paliativos da ASCES.

Palestrantes: Residentes do programa.

Chairman: Profa. Dra. Adrya Peres (ASCES)

Data: 29 de outubro de 2016

Programação científica

8h – Programação Cultural

8h30 – Mesa Redonda: Avanços no manejo do câncer de mama

Moderador: Dr. Rafael Caires (Multi-Hemo-Recife/PE)

8h40 – Avanços no tratamento cirúrgico – Dr. Felipe Eduardo Martins de Andrade (HSL-SP)

9h – Avanços da radioterapia – Dr. Samir Abdallah Hanna (HSL-SP)

9h20 – Avanços no tratamento sistêmico – Dra. Marina Sahade (HSL-SP)

9h40 – Avanços do diagnóstico patológico do câncer de mama – Dra. Cristiane C. Bandeira A. Nimir (HSL-SP)

10h – Discussão

10h20 – Coffee brake

10h50 – Mesa Redonda: Câncer de mama e qualidade de vida.

Moderador: Dra. Cristiana Tavares (Multi-HEMO/CEOC)

11h10– A nutrição como prevenção e suporte ao tratamento – Profa. Jessica Vital (NOA)

11h30 – A atividade física como prevenção e suporte ao tratamento – Prof. Marcos Farias

11h50– A equipe multiprofissional e o câncer de mama – Luciana Seródio (NOA-Caruaru-PE)

12h10 – Discussão

12h30 – Almoço

14h – Mesa Redonda: Gravidez, sexualidade e enfrentamento do câncer de mama

Moderador: Dr. Alexandre Sales (UFPE/ NOA-Caruaru-PE)

14h10 – A gravidez e o câncer de mama – Dra. Marina Sahade (HSL-SP)

14h40 – A psicossomática do câncer de mama – Dra. Rosana Miranda (Recife-PE)

15h10 – Câncer de mama: como enfrentei e venci – Dra. Ana Paula Moura (Caruaru-PE)

15h40– Discussão

16h – Encerramento do Evento

18h – Palestra ao público em geral

Abertura do Evento: Dra. Ana Paula Moura

Tema: O câncer de mama como problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Dra. Marina Sahade (HSL – SP)

Câncer de Mama é um dos mais comuns

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 – INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 – SIM)