Esporte e lazer como ressocialização no sistema prisional no Agreste do Estado é a linha de pesquisa adotada pelo preceptor Armando Dantas aceito no Mestrado de Políticas Públicas em Educação em Direitos Humanos do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Licenciatura em Educação Física, orientado pela professora Conceição Valença, que também será publicado como capítulo do livro Diálogos entre Gênero, Educação e Direitos Humanos, da editora da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, a pesquisa visa ressocializar o adulto preso através da educação do esporte, lazer e analisar as políticas públicas sobre o tema.

Armando Dantas explica que o objetivo é demostrar ao poder público propostas a partir de um trabalho que contribua em uma interação pedagógica para melhorar o processo de ressocialização no Brasil. “Essa pesquisa é importante e inovadora por não ter estudos relacionados nesta área no país, o objetivo é ressocializar o adulto do sistema prisional através do esporte e do lazer. No futuro esperamos implantar uma metodologia de ensino junto ao poder público para o sistema prisional no país”, conclui Dantas.

O tema da pesquisa no Mestrado foi: “Educação, Ressocialização e Direitos Humanos: Uma Análise das Políticas Públicas de Educação, de Esporte e de Lazer envolvendo Adultos em Privação de Liberdade no Agreste Pernambucano”, a Penitenciária de Caruaru Juiz Plácido de Souza e a Colônia Penal Feminina de Buíque serão os campos de pesquisas.

Essa linha de pesquisa é trabalhada por quatro Universidades no Brasil a UFPB, USP, UNB e em 2013 a UFPE. Dantas foi o primeiro da Licenciatura aceito em um Mestrado antes mesmo de terminar o curso. “Agradeço muito a Faculdade Asces por contribuir na minha formação acadêmica, ingressei na Asces no Bacharelado em 2004 e agora concluo a Licenciatura sempre com o apoio dos professores e da Instituição”, comenta Dantas.

Armando concorreu com mais de 200 inscritos em diversas áreas e foi classificado em 1º Lugar na Linha de Pesquisa e em 2º Lugar na Classificação Final. As aulas iniciam em agosto de 2012.