Instalado na Estação Ferroviária de Caruaru, durante todo o mês de junho, o Cine Asces fará homenagem ao Rei do Baião ao exibir filmes de longa e curta metragens, documentários e programas de TV sobre o Rei do Baião. As sessões serão às 18h30min e às 20h30min, com acesso gratuito. O espaço foi reformado e transformado, atendendo à infraestrutura de um cinema comum, com direito à bilheteria, hall, balcão para venda de pipoca e guloseimas, além de contar com a fachada que homenageia o centenário do Rei do Baião.

O professor Armando Andrade e Diana Bezerra, assessora de comunicação da Asces, foram os responsáveis pela curadoria do material que levará para a comunidade em geral dez títulos diferentes de longas e curtas-metragens e outros materiais sobre compositores e músicos nordestinos e, claro, do próprio Luiz Gonzaga. “O objetivo é dar à comunidade uma opção de lazer diferenciada em dos polos de animação do maior evento da cidade, fazendo uma referência à cultura Nordestina. Além disso, será a oportunidade de a população rever programas históricos, como o Globo Repórter de 1984, feito quando Gonzaga estava de volta a Exu”, explica o professor.

Neste sábado de abertura oficial do São João de Caruaru, às 20h, será exibido “O Milagre de Santa Luzia”, que mostra, através do olhar de Dominguinhos, os estilos de tocar sanfona em várias regiões do Brasil. “Conhecido como o maior sanfoneiro vivo do país, neste documentário ele percorre as cinco regiões em uma viagem musical, e em cada local percebe as mudanças nos estilos. O filme é uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, o nome do filme alude a sua data de nascimento, 13 de dezembro, dia de Santa Luzia. O "Rei do Baião" foi um dos grandes responsáveis por popularizar a sanfona de norte a sul do Brasil”, explica Diana Bezerra, assessora de Comunicação da Faculdade Asces. Dominguinhos será também a principal atração da abertura do São João este ano, no pátio de eventos Luiz Gonzaga.

Há ainda vídeos históricos de Luiz Gonzaga no cinema, uma faceta pouco comentada e conhecida do público em geral. “Na época de ouro do cinema nacional, com as chanchadas, os filmes abriam espaços em seus roteiros para os músicos de maior sucesso na época se apresentarem; um ensaio para a concepção moderna de videoclipe. Com o apogeu do baião no final da década de 40 e início da década de 50, Luiz Gonzaga era figurinha carimbada no cinema”, afirma o Professor Armando. Esse material, raro, bem como outros programas de TV, foram cedidos gentilmente por Paulo Vanderley, mantenedor do site www.luizluagonzaga.mus.br. “Paulo pode ser considerado hoje como a maior autoridade em Luiz Gonzaga no Brasil. Um pesquisador nato e apaixonado pela história do Lua, que não hesita em dividir com o povo o material que possui. É um seguidor do lema da Todeschini branca de Luiz Gonzaga: “É do Povo”, afirma o Professor Armando Andrade, outro colecionador de temas do Pernambucano do Século.