A Farmácia Escola Asces, pioneira do Agreste pernambucano, tem por finalidade oferecer as condições de estágio, pesquisa e capacitação aos acadêmicos do curso de Farmácia, bem como o atendimento e prestação de serviços às comunidades, acadêmica e em geral.

Dentre as atividades gratuitas realizadas pela Farmácia Escola, em parceria com a rede de Farmácias Diariamente, pode-se destacar: aferição da pressão arterial e temperatura corporal, medição da glicemia capilar, perfuração do lóbulo auricular e atendimento farmacoterapêutico, todas sob a orientação da farmacêutica Enúbia Coutinho. Essas atividades são ofertadas à população, tanto nas dependências internas da Farmácia, assim como nas campanhas extensionistas, promovidas pela Faculdade Asces.

Em maio, mês comemorativo à Campanha do Uso Racional de Medicamentos, foi realizada uma capacitação intitulada “Portaria 344/98” e Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, ministrada pela farmacêutica Enúbia Coutinho, profissional orientadora, dos estudantes do 5° período e estagiários da Farmácia Escola e dos funcionários atendentes da Farmácia Escola/Diariamente, da Asces.

Essa iniciativa da coordenação do curso de Farmácia, juntamente com o supervisor do Estágio III (Assistência Farmacêutica), Professor Arquimedes Melo, e a professora Enúbia Coutinho, teve como enfoque principal a educação continuada desses funcionários, a fim de que os serviços de Assistência Farmacêutica sejam prestados à comunidade com excelência.

“Não é suficiente apenas o profissional farmacêutico e estudantes do curso possuir os conhecimentos sobre a dispensação correta de medicamentos, sob controle especial, mas como também os atendentes da Farmácia, pelo simples fato de estarem em contato direto e contínuo com à população”, relata a coordenadora do curso Ana Catarina Simonetti.

A Farmácia Escola Asces está localizada na Rua Martins Júnior, 139, Centro de Caruaru-PE.