Na sexta-feira (13/04), no auditório da Asces, foi realizada a aula inaugural da especialização em Ciências Criminais da Instituição. O evento teve início com a formação da mesa de boas vindas aos estudantes como o coordenador da Pós-Graduação, Fernando Andrade, o coordenador adjunto do curso de Direito, Felipe Vila Nova e o Diretor-Presidente da Faculdade Asces, Paulo Muniz, que destacou as parcerias firmadas, as pesquisas, os financiamentos nas Pós-Graduações da Instituição e parabenizou a iniciativa dos estudantes pela busca do conhecimento.  

Antes de desfazer a mesa, foi exibido o vídeo institucional sobre o Projeto de Extensão de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos, do curso de Direito. Em seguida, o professor Fernando Andrade, convidou os palestrantes da noite. A Advogada e Coordenadora do EPJ – Asces, Perpétua Dantas, iniciou falando sobre o trabalho Projeto de Extensão de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos e sobre um o diferenciado que um Advogado tem que ter em relação ao preso.

Logo depois o Promotor da Vara de Execuções Penais de PE, Marcellus Ugiette, comentou a dificuldade que o Estado tem na ressocialização do preso, a mudança do preso do interior nos dias de hoje e a necessidade e como ressocializar. Na sequência o Juiz de Direito, Marupiraja Ribas, refletiu sobre a dificuldade da ressocialização das mulheres presas e do abandono das cadeias públicas.

O término do evento ficou por conta da Diretora da Penitenciária de Caruaru Juiz Plácido de Souza, Cirlene Rocha, que parabenizou o Projeto de Adoção e os futuros especialistas na área das Ciências Criminais.

As aulas serão quinzenalmente sempre aos sábados, das 8h às 17h, com duração de 18 meses, na sede da Faculdade Asces.