Uma revisão de estudos sugere que há uma relação positiva entre atividade física e performance acadêmica em crianças, mostra uma pesquisa publicada no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

Uma das razões para o estudo foi a pressão que os alunos sofrem por desempenho nas avaliações, o que pode deixar menos tempo livre para prática de esportes.

Pesquisadores holandeses da Vrije Universiteit University Medical Center revisaram estudos que incluíram amostras de 12 mil crianças entre 6 e 18 anos e concluíram que "de acrodo com as evidências, encontramos fortes evidências de uma relação entre atividade física e performance acadêmica. A descoberta mostra que ser fisicamente ativo está relacionado com melhora no desempenho acadêmico.

Os autores sugerem que o exercício ajuda a cognição aumentando o aporte de sangue e oxigênio ao cérebro, o que eleva os níveis de norepinefrina e endorfinas e reduz o estresse, melhorando o humor. Além disso, aumenta os fatores de crescimento que ajudam a desenvolver células nervosas e dão suporte à plasticidade das sinapses, as conexões entre elas.

No entanto, relativamente poucos estudos com alta qualidade metodológica haviam explorado essa associação", dizem os autores. "É preciso fazer mais estudos com alta qualidade sobre a associação e sobre os mecanismos subjacentes, usando medidas válidas para avaliar com precisão", concluem.

Fonte: Estadão